Pós-Graduação em Estudos da Tradução publica nova edição da Revista Qorpus

10/05/2024 09:01

A revista de arte e cultura Qorpus lança edição de abril de 2024 com um questionamento da ensaísta Júlia Côrtes Rodrigues: “Quem tem razão sobre o valor dos livros?”. A publicação digital de acesso aberto é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET/UFSC) e está inserida na área de Linguística, Letras e Artes, com a missão de ampliar a divulgação de trabalhos acadêmicos sobre os Estudos da Tradução, mais especificamente, suas intersecções com a Literatura, a Dramaturgia e as Artes.

Esta edição traz, ainda, na área de cinema, uma resenha de “Mulheres alteradas”, de Luis Pinheiro, assinada por Marjory Dotel. Além disso, oferece diferentes exercícios de tradução com línguas variadas como catalão, náuatle e inglês, assinados pelas tradutoras Sara Lelis de Oliveira, Sabrina Siqueira, Alane Melo da Silva, Myllena Lacerda e Elisa Bicca. Duas entrevistas, ambas feitas por Marcelo Rodrigues, enfocam o teatro contemporâneo: na primeira, Marcelo conversa com Cissa Lourenço, que dirigiu “Somos todas Carolinas”, uma experiência de teatro atrás das grades, encenada por detentas; na segunda, ele dialoga com Luana Raiter, dramaturga e cofundadora do grupo ERRO,  destacando a história e os impasses do teatro de ocupação. Textos criativos encerram a nova edição da Qorpus, com novos autores: Natália Scalvenzi, Jeraldi Hiroki e Alice Soldan Rezende.

A edição completa está disponível online.

Tags: PPGETRevista QorpusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina