Profissionais do HU participam de mutirão em combate ao câncer de pele

01/12/2022 11:38

Profissionais do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU) vão contribuir com a campanha do Dezembro Laranja em um mutirão sobre câncer de pele na Policlínica de Palhoça neste sábado, 3 de dezembro. A atividade é desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para marcar o mês dedicado ao tema. A previsão é de que oito profissionais do HU participem do evento.

O dermatologista Marcelo Rigatti, presidente da SBD em Santa Catarina e coordenador da campanha do Dezembro Laranja no Estado, disse que durante o mutirão os profissionais de saúde vão avaliar lesões que indicam suspeita de câncer de pele e os encaminhamentos necessários, dependendo de cada caso. O mutirão vai acontecer na Policlínica de Palhoça, das 9 às 15 horas, e o atendimento será por senha.

Segundo ele, os profissionais de saúde poderão realizar o procedimento cirúrgico no mesmo local ou encaminhar o paciente para exames. A equipe vai analisar a gravidade de cada caso e orientar os pacientes sobre os cuidados que devem tomar para prevenir o câncer de pele e prestar atenção aos principais sinais, já que o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura e de melhor qualidade de vida.

Há alguns sinais que exigem mais atenção: a presença de uma ferida ou de uma mancha que não cicatriza com o tempo; o surgimento de uma lesão brilhante e elevada, que sangra com facilidade e tem uma crosta central; a manifestação de uma pinta com bordas irregulares.

O Dezembro Laranja é uma campanha realizada desde 2014, sendo que o mês de dezembro é significativo devido à chegada do verão, dia 21, e a exposição solar é o fator mais importante para o desenvolvimento do câncer da pele. Por isso, entre as recomendações dos profissionais estão cultivar hábitos de fotoproteção, que incluem o uso de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus; optar pela sombra; evitar a exposição ao sol entre 9h e 16h; e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando-o a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

Unidade de Comunicação Social do HU

Tags: câncer de peleHospital UniversitárioHUmutirão