Cursos gratuitos de Matemática Básica, Introdução ao Cálculo e à Física

15/02/2018 09:00

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas, até o dia 16 de fevereiro, para três cursos gratuitos de Verão 2018/1: Matemática Básica, Introdução ao Cálculo e Introdução à Física. Podem participar estudantes e membros da comunidade e as aulas serão presenciais e ministradas por mestrandos e doutorandos do Programa, supervisionados pelo professor Marcelo Tragtenberg. Ao todo serão ofertadas 60 vagas em cada um dos cursos, que serão registrados como cursos de extensão com direito a certificado aos que tiveram presença mínima de 80% das aulas. As aulas têm duração de 3h30 e ocorrerão de 19 a 23 de fevereiro, das 8h30 às 12 horas, no Espaço Físico Integrado (EFI), próximo ao bloco do CFM (localização AQUI).

Aos calouros, atenção: Os cursos de verão de 2018/1 estão voltados tanto para calouros se prepararem para essas disciplinas quanto para estudantes que repetiram em alguma dessas disciplinas e devem se preparar para o bimestre inicial delas. O de Matemática Básica também ajuda na preparação para a prova de proficiência em pré-cálculo para os calouros, que define se irão cursar pré-cálculo ou cálculo 1/A.

Sobre os cursos

Curso de Matemática Básica (sala EFI 201): Programa: 1) Fatoração numérica e algébrica, Frações numéricas e Algébricas, Potenciação e Radiciação 2) Equações, sistema de equações lineares, divisão de polinômios 3) Funções I: definição de função, gráficos, função linear, função quadrática, função modular, inequações 4) Funções II: funções inversas, composição de funções, exponenciais, logarítimicas 5) Trigonometria e funções trigonométricas

Curso de Introdução a Física (sala EFI 202): Programa: 1) Estática: tipos de forças, forças em equilíbrio (usando vetores sem ser unidade separada) 2) Dinâmica I: 1ª Lei de Newton , 2ª lei de Newton, 3ª Lei de Newton, aplicações de Leis de Newton em corpos acelerados em linha reta 3) Dinâmica II: Aplicações de Leis de Newton em movimento circulares e com atrito e cinemática 4) Trabalho e Energia 5) Conservação da Energia

Curso de Introdução ao Cálculo (sala EFI 203): Programa: 1) Funções I: definição e exemplos 2) Funções II: inversa, composta, exponencial, logaritmo 3) Limites I: definição, limites laterais, indeterminações 4) Limites II: limites no infinito e limites infinitos, limites fundamentais, funções contínuas 5) Derivadas : definição de derivada, derivada de potência, derivada de exponencial e logaritmo, regras de derivação

Inscrições até o dia 16 de fevereiro por meio do endereço eletrônico http://cursosdeferias.paginas.ufsc.br/. A divulgação da lista dos estudantes selecionados para cada curso/turno será feita até 17 de fevereiro no site.