Estudantes conquistam segundo lugar em competição de engenharia e sistemas computacionais

13/11/2017 16:43

Equipe de estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau, sob orientação do professor Mauri Ferrandin, conquistou o segundo lugar no Embedded Systems Competition 2017 – WND IoT Challenge. A competição foi realizada junto ao VII Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering, promovido em Curitiba, de 7 a 10 de novembro. Dentro do escopo “Internet das Coisas” foram mais de 90 projetos submetidos, dos quais 62 foram selecionados na primeira fase. Destes, apenas 28 chegaram a final.

Rafael Yoshida Oliveira, Nathã Vieira Azevedo e José Baretta desenvolveram uma central meteorológica aplicada à agricultura, a qual visava monitorar condições climáticas como quantidade de chuva, umidade, temperatura e força e direção dos ventos. Tudo isso integrado em um protótipo funcional que utilizava o novo protocolo de comunicação desenvolvido pelo patrocinador, a rede SIGFOX.

“Foi um desafio implementar o sistema, visto que, por se tratar de uma tecnologia nova houve diversos empecilhos e dificuldades ao longo do caminho, mas que valeram a pena no final”, destacou Rafael. O grupo foi amplamente elogiado no evento por ser o único a conseguir implementar todo o sistema na plataforma sugerida, bem como nomeado como “Melhor Projeto de Engenharia” em sua categoria.

O Embedded Systems Competition 2017 – WND IoT Challenge é uma competição aberta a estudantes de graduação e pós-graduação que oportuniza o desenvolvimento de sistemas inteligentes e inovadores que contribuam para evolução deste segmento de informática no Brasil.

Fonte: Comunicação UFSC Blumenau