TV UFSC exibe documentário sobre crise dos recursos hídricos neste domingo

27/03/2015 09:00

A TV UFSC exibe neste domingo, 29 de março, às 21h, o documentário AGUA_VIDA, que analisa a crise ambiental e civilizatória que permeia a questão dos recursos hídricos do planeta. A reprise está marcada para terça-feira, 31 de março, às 20h15min. Com duração de 30 minutos, o documentário será exibido em alta definição pela emissora, que pode ser sintonizada pelo canal 63.1 da TV digital aberta e no canal 15 da Net na Grande Florianópolis.

AGUA_VIDA_dtq

Documentário é uma parceria entre a TV UFSC e a Rede Guarani/Serra Geral. Foto: André Freyesleben Ferreira

Criado em parceria entre a TV UFSC e o projeto Rede Guarani/Serra Geral, o documentário apresenta uma pluralidade de vozes e saberes, que abordam diversos temas relacionados à crise hídrica no planeta. Geógrafos, agricultores, ativistas sociais, ambientalistas do Brasil, Canadá, África do Sul falam sobre o impacto humano nos recursos naturais, a escassez, a poluição, as monoculturas, o esgotamento das fontes naturais, a transformação de água em produto para o consumo, a ameaça da privatização. São as várias faces de uma crise originada pelo atual modelo de civilização.

O documentário AGUA_VIDA teve sua estreia nacional pela TV Brasil no Dia Mundial da Água, 22 de março e é dirigido pelo cineasta Zeca Pires. Com realizações tanto na área documental quanto em ficção, Zeca Pires é funcionário da TV UFSC, onde coordena o Núcleo de Produção. O roteiro é do Professor Emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Fernando Scheibe, em parceria com o professor Arthur Nanni e o pesquisador Luciano Henning. A realização deste documentário envolveu a participação de cerca de 30 pessoas.

O documentário AGUA_VIDA faz parte de um projeto maior, “Corredor das Nascentes”. O objetivo é revelar os problemas ambientais e civilizatórios que ameaçam as reservas hídricas superficiais e subterrâneas e destacar iniciativas que mostram que é possível uma convivência harmoniosa com o planeta.

Há dois anos as equipes da TV UFSC e da Rede Guarani/Serra Geral vão a campo coletar imagens, depoimentos e retratar as diferentes realidades de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do mundo ajudam a refletir e ampliar este debate. Desde o início de 2014 a TV UFSC veicula em sua programação várias dessas entrevistas em formato de vinhetas interprogramas. Para 2016, está prevista a conclusão do documentário de 120 minutos, “O Corredor das Nascentes”.

AGUA_VIDA(2015, 26 minutos) – sinopse

A existência da água nos estados líquido, sólido e gasoso faz da Terra um lugar ímpar no universo, possibilitando o surgimento da aventura da vida. A explosão da população urbana, com a concentração do consumo da água e dos produtos industriais e da agropecuária, impulsionada pela queima dos combustíveis fósseis, leva a uma crise hídrica que é ambiental e civilizatória. Vivemos um momento de importantes decisões onde precisamos [re]encontrar o caminho da convivência harmoniosa com nossa casa, que passa pela transformação radical dos modos de produção, dos hábitos de consumo e da forma de vida de cada um de nós. É nesse cenário que AGUA_VIDA traz as informações para auxiliar a nos tornarmos novamente filhos da Terra. O nome AGUA_VIDA, sem acento e formando uma só palavra, tem por objetivo indicar a indissolúvel ligação da vida com a água.

:: Serviço

O quê: Exibição em alta definição do documentário AGUA_VIDA pela TV UFSC

Quando:

  • Domingo, 29 de março de 2015, às 21h e
  • Terça-feira, 31 de março de 2015, às 20h15min

Como assistir: A TV UFSC pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET (tv a cabo) e pelo canal 63.1 da TV digital na Grande Florianópolis (http://tv.ufsc.br).

Fotos de divulgação e créditos:http://tv.ufsc.br/programas/corredor-das-nascentes/agua_vida/

Mais informações:

Zeca Nunes Pires – zknunespires@gmail.com
Luiz Fernando Scheibe – scheibe2@gmail.com

Saiba mais sobre o projeto “Corredor das Nascentes”:http://tv.ufsc.br/programas/corredor-das-nascentes/