Agenda cultural: pós em Farmacologia promove Semana do Cérebro em Florianópolis

31/03/2015 11:50

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC promove, de 8 a 12 de abril, a Semana do Cérebro, no Floripa Shopping, em Florianópolis. O evento – neste ano coordenado pela professora de Farmácia, Eloisa Pavesi – tem como objetivo divulgar a importância de estudar o cérebro humano, e conta com a participação de estudantes e professores.

A Semana traz em 2015 um número maior de atividades interativas, pois o público absorve as informações melhor dessa forma, além de palestras, exposições e filmes.

Eloisa explica que o evento deve incluir mais atrações para o público infantil – que apresentou maior procura na edição de 2014 –, como jogos, barracas para visualizar o cérebro e mesas para pintar. “Para os jovens, há uma disposição de painéis explicativos, e, para o público mais adulto, existem livros e imagens com conhecimento mais direcionado”, além de tutoriais na internet sobre o tema.

Com o lema “Como seu cérebro está quando…”,  o evento pretende mostrar como o cérebro funciona em situações do cotidiano para pessoas leigas de todas as idades. Os organizadores da Semana buscam este ano ampliar e modificar o público, que, segundo Eloisa, “fica muito restrito ao corpo docente e discente da Universidade, e é importante que cada vez mais pessoas recebam essa informação”.

A Semana faz parte do evento internacional Brain Awareness Week (BAW). “A iniciativa de trazer a Semana do Cérebro para o Brasil partiu da Sociedade Brasileira de Neurociências, que incorporou o evento ao país e solicitou formalmente que os programas de pós-graduação das universidades começassem a promovê-lo”, explica Eloisa.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC

Tags: pós em Farmacologiasemana do cérebro