Quem é o aluno da graduação?: pesquisa de perfil tem prazo ampliado até dia 31

23/12/2014 17:00

1924363_1390035687957900_6238865854628441741_nA pesquisa que irá traçar o perfil socioeconômico dos graduandos das universidades federais brasileiras, promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Comunitária e Estudantis (Fonaprace), teve o prazo estendido até 31 de dezembro. Acesse o questionário on-line aqui.

Com o estudo, pretende-se obter um diagnóstico sobre o corpo discente das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e subsidiar a formulação de políticas públicas e programas educacionais. Os formulários são preenchidos após a inserção do CPF do estudante e encaminhados automaticamente ao Centro de Pesquisa Econômica e Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), responsável pelo sistema.

De acordo com o pró-reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UFSC, Mauricio Mello Petrucio, a pesquisa também auxiliará no desenvolvimento de ações dentro da UFSC. “Se acompanharmos esses dados com frequência regular, certamente vão mostrar quais são os resultados das políticas implementadas – se está resultando em qualificação dos estudantes – e subsidiar medidas futuras de permanência e assistência estudantil”, avalia.

Alunos da universidade mineira participaram de um estudo piloto, que teve como critérios as mudanças que ocorreram após a implantação da Lei de Cotas, em 2012, e a ampliação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As perguntas do perfil socioeconômico dos estudantes das universidades federais foram discutidas e aperfeiçoadas pelos pró-reitores das instituições.

A proposta é que o questionário seja respondido regularmente para que haja uma análise aprofundada das características da graduação no Brasil. “A participação dos alunos vai impactar sensivelmente nos recursos destinados pelo Ministério da Educação. Os dados vão subsidiar o MEC na definição dos recursos repassados via Pnaes”, informa Petrucio.

O novo perfil dos graduandos fará parte do Observatório Nacional de Políticas de Assistência Estudantil. O dispositivo de observação para acompanhar a evolução da assistência estudantil ao longo do tempo será coordenado pelo Fonaprace e inclui, também, o perfil de todas as universidades federais. De 1º a 20 de fevereiro 2015, uma plataforma estará aberta para inserção das informações, sob gerência da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Teremos dados do MEC, dados dos alunos e dados das instituições. Isso tudo vai servir para compor um panorama mais fiel dos alunos das instituições do Brasil”, afirma o pró-reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UFSC. A previsão é de que os resultados da pesquisa sejam divulgados no primeiro semestre do ano que vem.

Informações e orientações sobre a pesquisa estão disponíveis no blog http://perfildiscente2014.blogspot.com.br/

O questionário está disponível em http://www.perfil.ufu.br/perfil_prd/.

Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista/DGC/UFSC
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: perfil nacional dos graduandosUFSC