Palestra sobre Programa Capes/Brafitec para estudantes de engenharia
No dia 18 de setembro, às 14h, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Raul de Lacerda, responsável pela Cooperação de Educação Superior & Pesquisa da Supélec com o Brasil, proferirá uma palestra sobre mobilidade de estudos, estágio e dupla diplomação para graduação, mestrado e doutorado, destinada aos estudantes dos cursos de Engenharias Elétrica, Eletrônica e de Controle e Automação da UFSC.
Raul de Lacerda é engenheiro pesquisador desde 2004 na área de Comunicações Móveis, professor do Departamento de Eletromagnetismo da Supélec desde 2009 e atualmente responsável pela Plataforma Multi-Serviço de Telecomunicações. Desde 2010, ele está vinculado à Direção de Assuntos Internacionais da Supélec e é o coordenador do programa de duplo diploma com as Instituições de ensino superior brasileiras.
Supélec
Supélec, também conhecida como “Ecole Supérieur d’Electricité”, é uma das prestigiosas Grandes Écoles Francesas e a pioneira na área de engenharia elétrica e de computação.
Fundada em Paris em 1894, nos primórdios do desenvolvimento da da eletricidade, a Escola atualmente possui três campi localizados em Gif-sur-Yvette, próximo a Paris, Rennes na região da Bretagne, e Metz na região da Lorraine.
No intuito de consolidar as colaborações acadêmico-científicas com o Brasil, a Escola estabeleceu em 2010 uma política de intercâmbio de estudante e pesquisadores entre a França e o Brasil, na qual é previsto mobilidade de estudos, de estágio e de dupla diplomação no âmbito da graduação, mestrado e doutorado.
Sobre o Programa Capes/Brafitec
OBJETIVOS:
Apoiar a cooperação bilateral entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação, as iniciativas para aproximação de estrutura e conteúdos curriculares e de metodologias de ensino nos dois países.
Benefícios:
Bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros nos termos vigentes na Capes;
Passagens aéreas internacionais e diárias para docentes brasileiros em missão na França;
Custeio de atividades correntes para a equipe brasileira.
Duração dos projetos:
• 2 (dois) anos, prorrogáveis por mais 2 (dois).
Informações: Fernanda Leal (Sinter) – (48) 3721-8220 ou sinter@contato.ufsc.br.