O Detetive de Florianópolis tem relançamento no Centro Integrado de Cultura

19/11/2012 12:31

Lançamento do livro "O detetive de Florianópolis"Nesta quinta-feira, dia 22, às 19h, haverá relançamento do clássico ilhéu O detetive de Florianópolis, de Jair Hamms. Será no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital, com a presença da viúva, Lúcia Rupp Hamms e familiares.

Publicado originalmente em 1983 pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), o livro diverte os leitores com 31 crônicas de humor, ironia, cinismo, trotes e sacanagens vivenciados pelo Detetive Domingos Tertuliano Tive (D.T.TIVE), em escritório no centro de Florianópolis. Único detetive particular,Tive descobriu, entre um trote e outro, quem, literalmente, botou “merda no ventilador” do escritório de um importante empresário da Ilha. Rubem Fonseca até poderia “contar” melhor. Mas, dificilmente, alcançaria a picardia de Hamms, que era chamado por Ernani Bayer para descontrair e contornar situações em que “as bruxas estavam soltas na Reitoria”.

Jair Hamms, natural de Florianópolis, escreveu também A CabraAzul, O Vendedor de Maravilhas e Samba no Céu. Faleceu aos 77 anos na praia da Armação. Jair participou do livro 13 Cascaes, de 2008, que caiu no vestibular. Um dos fundadores da UFSC, o escritor foi Chefe do Gabinete do primeiro reitor da universidade João David Ferreira Lima. O relançamento no CIC será marcado também pela leitura dramática das crônicas de Hamms pelo ator Leon de Paula. Além disso, alguns episódios da obra serão transformados em curtas pela cineasta Fernanda do Canto, capista da atual edição.

Mais informações e contatos: Sérgio Medeiros e Fernando Wolff: (48) – 3721-9605 , 3721-9408 , 3721-9686 e 3721-8507

ou  fernando@editora.ufsc.br e sergio@editora.ufsc.br

Moacir Loth/Jornalista da Agecom/ UFSC