Equipe da UFSC conquista boa posição no Fórmula SAE Brasil

01/12/2011 17:23

Fórmula UFSC conquista o primeiro lugar entre as equipes iniciantes

A equipe Fórmula UFSC participou pela primeira vez da competição brasileira de Fórmula SAE (Society of Automotive Engineers), no mês de novembro, em Piracicaba, São Paulo. Com apenas um ano e meio de história, o time da UFSC passou por testes como resistência, velocidade, design e segurança, e conquistou o primeiro lugar entre as equipes iniciantes, ficando com o 15º lugar geral.

O Fórmula SAE é uma competição em que estudantes criam, projetam, fabricam e competem com pequenos carros de corrida estilo fórmula. A edição de 2011 contou com 22 equipes, totalizando cerca de 500 universitários de oito estados brasileiros e do Distrito Federal.

Na UFSC a equipe é formada por 18 alunos de graduação dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e de automação. Eles se reúnem durante o ano para executar o projeto e testar o carro, sob a coordenação do professor Rodrigo de Souza Vieira, do Departamento de Engenharia Mecânica. “A participação do grupo foi altamente positiva, com um projeto clássico. E construir um carro que funcione já é uma vitória”, conta o professor.

Dezoito alunos dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e de automação participam do projeto - Fotos: Rodrigo de Souza Vieira

O estudante de engenharia mecânica, Rafael Luft, contou que a maioria dos integrantes não conhecia o evento, mas o grupo mostrou-se unido e atingiu o objetivo com o bom desempenho do carro. “Para o próximo ano, a meta é desenvolver um projeto otimizado em relação ao peso, rendimento do motor e comportamento geral do veículo, para que possamos subir ainda mais no ranking”, comenta o estudante.

Outras informações pelo e-mail ra.fa.luft@hotmail.com ou pelo telefone (48) 3721-9899, ramal 205, com o professor Rodrigo.

Por Carolina Lisboa/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: Fórmula UFSC