Congresso de assistência espiritual reúne diferentes religiões

21/11/2011 12:17

Realizado em Florianópolis, de 24 a 26 de outubro de 2011, no Morro das Pedras Praia Hotel, o XII Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar reuniu quase 200 representantes de diferentes religiões. O evento é uma prática anual da Associação Cristã de Assistência Espiritual do Brasil e esta edição foi coordenada pela Associação Amigos do Hospital Universitário de UFSC – AAHU.

O encontro teve como tema: “Cuidando do Ferido e do que sofre” e no seu conteúdo trouxe para reflexão assuntos como: O Significado da Dor e do Sofrimento – Visão Bíblica Cristã; Convivendo e Cuidando do Ferido e do que Sofre; Os Diversos Aspectos da Dor e do Sofrimento em Relação à Enfermidade; A Esperança em Meio a Dor e o Sofrimento. Foram realizadas também oficinas focando sub-temas como: Cuidando de quem Cuida; O uso da Bíblia e Atos Litúrgicos na Assistência Espiritual a Enfermos; Cuidando dos Enlutados; Resiliência e Subsídios para Iniciar e Organizar uma Pastoral Hospitalar.

Segundo o presidente da Associação Amigos do HU, Pedro Camacho dos Santos, “o congresso foi uma extraordinária oportunidade de capacitação para a Equipe de Voluntários da entidade. “Tivemos dias intensos de interação com outras entidades e ao final saímos com o sentimento de que estamos no caminho certo com o trabalho de apoio ao Hospital Universitário”, destacou Santos.

Já o presidente da ACAEHB, Luis Carlos Vieira, agradeceu a Associação Amigos do Hospital Universitário – AAHU/UFSC pelo sucesso do evento. “Registro o agradecimento pelo êxito alcançado no congresso e desejo que Deus continue abençoando o trabalho da Associação Amigos do HU”, finalizou.

Fonte: AAHU

Participantes do Congresso Espiritual