Professor de Antropologia da UFSC recebeu o prêmio Eurostars de Narrativa de Viagens

29/09/2011 13:37

Oscar Calavia Sáez, (http://lattes.cnpq.br/6700469635569682) professor do Departamento de Antropologia da UFSC, recebeu, dia 15 de setembro na cidade de Barcelona, o VII Premio Eurostars de Narrativa de Viagens, outorgado pela Universidade de Barcelona, a editora RBA e a empresa hoteleira Hotusa. O prêmio, de âmbito internacional, busca fomentar a literatura de viagens em língua espanhola. A obra premiada será editada para venda em livrarias e, numa tiragem privada, como brinde para os clientes da cadeia hoteleira. A Universidade de Barcelona estuda a possibilidade de publicação em língua catalã. “De un extremo al otro: Amazonia-China” (titulo provisório da obra) é o relato de duas viagens do seu autor, a primeira delas feita durante as suas pesquisas de doutorado, e a segunda uma viagem turística mais recente. Em ambas procura-se o reverso dessas imagens que, desde há séculos, a Amazonia e a China sugerem ao Ocidente: a de uma natureza virgem e sem história, a de um império imutável e sem fissuras.

Oscar Calavia Sáez é autor de diversos outros títulos acadêmicos e literários. Entre seus livros acadêmicos, os mais importantes e conhecidos são:
O Nome e o Tempo dos Yaminawa (Nuti/ISA, Editora da Universidade de São Paulo 2006), fruto de sua tese de doutorado.
Os caminhos de Santiago e outros ensaios sobre o paganismo. Rio de Janeiro: Booklink, 2007.
Fantasmas Falados (editora da Unicamp, 1996)