Seminário reúne especialistas em regularização fundiária urbana e redução de riscos de desastres

17/08/2011 18:11

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC) participa do Seminário “Ações de Regularização Fundiária Urbana e de Redução de Riscos de Desastres – uma abordagem interdisciplinar”.

Promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina, o evento será realizado no Auditório Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, no 1º andar da sede do MPSC e tem como objetivo ampliar os subsídios e capacitação para a discussão de questões relacionadas à ocupação territorial, seu planejamento e a política de regularização fundiária, aproximando estas políticas públicas das ações de prevenção e combate aos desastres. Para os painéis e palestras foram convidados especialistas de diversas áreas que contribuem para a discussão integrada e interdisciplinar do tema em setores interligados, porém distintos:

– Direito urbanístico diante da atual realidade de planejamento inadequado das cidades e da ocupação desordenada dos perímetros urbanos;

– Planejamento urbano voltado às ações da defesa civil e à preparação para desastres e catástrofes correlacionados à ocupação de áreas de risco;

– Políticas públicas voltadas ao resguardo de direitos fundamentais, como a vida, a dignidade humana, o acesso à moradia digna e à inclusão socioespacial.

Na programação, a palestra do diretor geral do CEPED/UFSC, professor Antônio Edésio Jungles, está marcada para as 13h30min do dia 18/08. O tema é Gestão de risco de desastre, ameaça e vulnerabilidade, relato de experiências.

Veja a programação completa no site da MPSC (http://portal.mp.sc.gov.br/portal/webforms/interna.aspx?secao_id=164&campo=8926).

Mais informações pelo telefone (48) 3229-9190 ou pelo e-mail ceaf@mp.sc.gov.br.

Fonte: (CEPED UFSC, 17/08/2011)

Acompanhe as principais notícias em gestão de risco e desastre com pelo twitter @cepedufsc e pelo site ceped.ufsc.br.

Tags: CEPED/UFSC