Workshop UFSC e Anatel sobre Precificação do Espectro Eletromagnético

Custo
Contato:
Daniel S. Vasconcelos

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, nos dias 21 e 22 de maio, o  I Workshop em Pesquisa Multidisciplinar em Precificação do Espectro Eletromagnético (PRECOM), evento que busca aproximar pesquisadores da academia e profissionais que trabalham com o estado da arte no campo de regulação para telecomunicações. Os tópicos principais do workshop são as análises sobre os aspectos referentes às novas tecnologias e seus impactos na precificação do espectro, assim como análises econômicas para determinação dos custos fixos e variáveis dos serviços de telecomunicações.

As atividades do workshop têm parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e ocorrem das 8h30 às 18h, no Mini-Auditório do CNM (CSE, Sala 216 – Bloco D). A participação é aberta para estudantes de pós-graduação e professores nas áreas afins (economia da regulação; enegenharias de telecomunicações, elétrica), e interessados em geral. Não é necessário realizar inscrições, e a participação dá direito a certificado de 16 horas.

Organizam o evento professores e estudantes do Centro Tecnológico (CTC) e o Centro Sócio Econômico (CSE), que atuam em cursos como Engenharia Elétrica e Eletrônica, e Economia. Coordenam as atividades os professores Xisto Lucas Travassos (CTC), Daniel Vasconcelos (CSE) e Adão Boava (UFSC/Blumenau).

Programação

Confira os principais eventos na programação do workshop. Acesse a programação completa e a apresentação dos resumos (PDF).

Terça-feira, 21 de Maio
9:10 – Daniel Vasconcelos – CSE, Economia – Economia da regulação e precificação no caso do 5G/Anatel
11:00 – Ricardo Tolentino – CSE, Economia – Revisão sobre as modalidades de leilão
14:00 – Julia Rech – CSE, Economia – Revisão sobre metodologia de avaliação técnico-econômica