Concerto de piano ‘Três tempos para quatro mãos’, com o Duo Machado-Carvalho

24/09/2025 15:11

Os pianistas Sam Machado e Weliton de Carvalho, do Duo Machado-Carvalho, apresentam no dia 8 de outubro o projeto Três tempos para quatro mãos, em um espetáculo gratuito na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir das 19h. O recital didático apresenta um repertório que parte de músicas clássicas do século XVIII, passando pelo romantismo alemão oitocentista, até as diversas poéticas que moldam a música para piano do século XX. O percurso envolve obras de diferentes movimentos estéticos, incluindo sonoridades latino-americanas.

Organizado em três partes, o programa apresenta obras de Mozart, Schumann, Poulenc e Piazzolla. O espetáculo valoriza composições brasileiras com raízes em manifestações culturais afro-indígenas, com destaque para a Congada, de Francisco Mignone, o Maracatu da compositora Tia Inah Machado Sandoval e a Pianola, Ragtime de José Barbosa da Silva – conhecido como Sinhô, um pianista negro.

“Nosso objetivo é mostrar a variedade da música de câmara para piano a quatro mãos. Ao mesmo tempo, traçaremos um panorama histórico-musical multivacetado, com início e percurso no cânone europeu, finalizando com a rica e diversa música de concerto da América Latina”, afirma Sam Machado, pianista e diretor artístico do espetáculo. Natural de Aracaju (SE), Sam deu início à sua formação musical no Conservatório de Sergipe e é estudante do bacharelado em Piano da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Pianistas Sam Machado e Weliton Carvalho, do Duo Machado-Carvalho. Foto: Divulgação/Agecom/UFSC

O pianista e produtor cultural Weliton de Carvalho, nascido em Imbituba (SC), é aluno do doutorado em Música da Udesc e colabora em projetos de extensão e pesquisa na área de artes, com interesse no estudo de corpo em movimento e de muscalidades brasileiras para piano. Sua produção artística se reflete na atuação em grupos camerísticos com canto, viola, piano a quatro mãos e corais nas cidades de Chapecó e Florianópolis.

Com o objetivo de democratizar o acesso à música de câmara, a série de concertos será realizada gratuitamente em instituições públicas de ensino, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no dia 30 de setembro, às 19h; a Udesc, no dia 3 de outubro, às 19h; e a UFSC. O duo fará ainda uma apresentação na Guarda do Embaú, em Palhoça, no Instituto Cultural Casa Nobre, no dia 11 de outubro, às 19h. Todas as apresentações contarão com intérpretes de Libras, buscando acessibilidade comunicacional a uma maior
diversidade de públicos.

O projeto é executado com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Governo do Estado de Santa Catarina através do Edital Circuito Catarinense de Cultura 2024.

Serviço:
O quê: Três tempos para quatro mãos – recitais didáticos com repertórios para piano a quatro mãos, com o Duo Machado-Carvalho
Quando: 8 de outubro de 2025, às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC (Rua Desembargador Vitor Lima, 117, Trindade)
Quanto: gratuito