Sessões no Planetário e observação do céu

06/05/2025 11:17

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira abaixo a programação de 7 de maio:

18h30: Sessão de Planetário infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 30 minutos

18h30 às 21h30: Observação de objetos celestes com telescópios (necessário céu limpo ou parcialmente limpo)
Local: Observatório Astronômico

19h: Sessão de Planetário “O que veremos no céu hoje?”
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 40 minutos

20h: Seminário “Fragmentação de galáxias através de simulações dinâmicas”, por Vinicius Bilck, graduando em Física (UFSC)
Resumo: O atual desenvolvimento das técnicas computacionais e o acesso a máquinas de alto desempenho nos possibilitam fazer cálculos para sistemas físicos com grandes quantidades de partículas e obter informação sobre a dinâmica do sistema. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de fragmentação (shredding) de duas galáxias em colisão , as possíveis órbitas  que levaram ao seu estado, a taxa de formação estelar durante o processo de colisão e trazer conclusões sobre a importância geral das colisões de galáxias e da atividade nuclear em sua evolução. Os métodos empregados para a realização do trabalho foram a análise das galáxias Centaurus A, NGC 5237 e Fourcade-Figueroa assim como a utilização do código DICE, para produzir um estado inicial para as galáxias, que tiveram a sua colisão simulada com o código GADGET-4, amplamente usado para simulações cosmológicas e dinâmicas. No decorrer do processo de estudo produzimos um código em Python chamado ICCR que gera um estado inicial para simulação, e calcula órbitas de colisão entre elas. Nossas simulações reproduzem, de forma aproximada, o processo de fragmentação de uma galáxia ao interagir com outra mais massiva, e novas simulações de mais alta resolução estão sendo executadas. Estes novos resultados permitirão uma melhor análise da cinemática do gás e do histórico de formação estelar durante o processo de colisão, e o possível estabelecimento de conexões com a atividade nuclear.
Local: Sala de aula do Planetário
Duração: 30 minutos.

O Planetário tem capacidade limite de 39 pessoas por sessão, com vagas distribuídas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail