Seminário ‘Das guerras coloniais às crises políticas atuais em África’

06/11/2025 11:11

Cartaz do evento O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, na próxima terça-feira, 11 de novembro, o seminárioDas guerras coloniais às crises políticas atuais em África”, com transmissão ao vivo pelo Youtube. O evento tem início às 9h (horário de Brasília) e 14h (horário de Moçambique), é gratuito e aberto a todos.

O conferencista será o professor e reitor da Universidade Técnica de Moçambique, Severino Elias Ngoenha, considerado o mais importante filósofo contemporâneo de Moçambique. Pensador engajado, o professor tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento da filosofia africana contemporânea, com análises críticas sobre discursos filosóficos africanos, reflexões acerca da sociedade moçambicana e discussões sobre justiça, ecologia e educação.

A conferência será coordenada pela professora Ilka Boaventura Leite e terá a mediação de Justo Venâncio Nauva, doutorando em Ciência Política no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC). Participam como debatedores a professora Adna Cândido de Paula, especialista em Filosofia Africana e Afrodiaspórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e o professor  João Lupi, pesquisador nas áreas de História da Filosofia, Filosofia Medieval e da Religião na UFSC.

Seguindo a tradição iniciada em 2022, o seminário do Instituto Kadila tem como objetivo promover discussões sobre temas de grande relevância para os estudos africanos. Nesta edição, a proposta é refletir sobre as inquietações de estudantes, professores e da comunidade em geral a respeito da atualidade do continente africano, examinando os impactos históricos da colonização e seus efeitos sobre a vida das pessoas, as instituições e os países africanos.

Mais informações na página do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, no Instagrame, no canal do Youtube ou pelo e-mail institutokadila@gmail.com.

Assista à transmissão ao vivo aqui.