Roda de Conversa: ‘Jesuítas no Tibet’

22/04/2025 12:41
Quando:
24 de abril de 2025@14:00
2025-04-24T14:00:00-03:00
2025-04-24T14:15:00-03:00
Onde:
Canal do YouTube do PoLiTicas/UFSC
Custo
Grátis
Contato:
Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas)
Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) promove, por meio do projeto Religião, Língua e Cultura, a roda de conversa Jesuítas no Tibet nesta quinta-feira, 24 de abril, às 14h, pelo canal do YouTube do PoLiTicas.
A atividade explorará a relação entre os jesuítas, as línguas e culturas tibetanas no contexto da missionarização colonial, tendo como palestrante João Lupi, membro da Associação Brasileira de Estudos Patrísticos e professor aposentado do Departamento de Filosofia da UFSC, com mediação dos professores Cristine Severo e Tarcísio Arantes Leite. O evento remoto é gratuito, aberto ao público e dispensa inscrição.
Sobre o palestrante
João Lupi é professor aposentado da UFSC (Filosofia), jesuíta, antropólogo, medievalista e tradutor nascido em Portugal e naturalizado brasileiro. Foi cônsul honorário de Portugal em Florianópolis. Possui licenciatura em Filosofia incluindo Propedêutico pelo Instituto de Filosofia Beato Miguel de Carvalho, licenciatura em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa, graduação em Teologia – San Cugat Del Vallés, licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1978).
Especializado em Antropologia pela Universidade da África do Sul em 1974. Em 1976 obteve nova especialização em Antropologia pela Escola de Antropologia de Paris. Cursou doutorado em Filosofia pela Universidade Católica de Portugal e pós-doutorado pelo Boston College em Filosofia Medieval/Patrística. Suas publicações incluem a tradução do clássico budista Milindapanha, ou As Perguntas do Rei Menandro.