Planeta.Doc
O Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.Doc) chega à terceira edição em 2016 já consolidado como o maior evento do gênero no sul do país e um dos principais do Brasil. No ano passado foram mais de 900 filmes inscritos na mostra competitiva, com a exibição gratuita de 83 obras e o envolvimento de estudantes de ensino médio, fundamental e universitário de todo o Estado de Santa Catarina. Para este ano o Planeta.Doc será realizado em Florianópolis entre 21 de outubro e 13 de novembro com uma extensa programação aberta ao público.
No total, cerca de 80 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim sobre temas relacionados ao nosso planeta serão exibidos gratuitamente em universidades, espaços culturais públicos, cineclubes, escolas de ensino médio e fundamental. Entre os espaços previstos na Capital estão a UFSC, Udesc, Sapiens Parque, Centro Integrado de Cultura (CIC), Fundação Cultural Badesc, SESC Prainha, Instituto Estadual de Educação e Instituto Padre Vilson Groh. Em parceria com a Udesc, as sessões também serão realizadas para estudantes em Lages, Ibirama e Laguna, além de Florianópolis.
“É motivo de muito orgulho promover um festival de informação e educação que revela e debate a dimensão do impacto ambiental das sociedades humanas. O Planeta.Doc desperta uma profunda reflexão sobre a construção de sociedades mais sustentáveis e inclusivas”, explica Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento. A programação também será composta pelas mostras não-competitivas Cidades Humanas, Planeta.Doc Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza, Cinemateca da Embaixada da França e Mostra Diretores.
Outro destaque será o Planeta.Doc Conferências, nos dias 3 e 4 de novembro, das 19h às 22h, com participação de cientistas e especialistas na área socioambiental. Os encontros ocorrerão no Auditório Garapuvu da UFSC. “Nossa missão como Festival de Cinema Socioambiental é mostrar por meio de filmes as práticas geradas internacionalmente para a promoção da sustentabilidade, com foco nas inovações que incidam positivamente na preservação e na melhoria da qualidade de vida”, destaca Mônica.
O evento abre o palco para as ideias de importantes pensadores da Terra – tanto da área acadêmica quanto artística – e pretende contribuir ao debate por meio de conferências presenciais. O objetivo atual é combinar essas duas exigências solidárias na perspectiva de ação conhecida como socioambiental. A percepção da existência de limites do planeta, da degradação e dos riscos ecológicos, bem como das suas dramáticas conseqüências para a humanidade, nos força, desde já, a repensar as relações entre sociedade-natureza e a considerar danos.
* Hugo Romero – Geógrafo, Universidade do Chile
* Marcelo Lopes de Souza – Geógrafo, UFRJ
* Maluh Barciotte – Bióloga, presidente da Associação de Agricultura Orgânica (AAO)
* Dener Giovanini – Jornalista, cineasta, fundador da RENCTAS
* Carlos Walter Porto-Gonçalves – Geógrafo, Universidade Federal Fluminense (UFF)
* Camila Moreno – Doutoranda CPDA/UFFRJ, pesquisadora sobre métricas de carbono e clima
* Ernesto Fundora Hernández – Cineasta e escritor cubano
* Pal Martensson – Criador do maior parque de reciclagem do mundo, em Gotemburgo, Suécia
* Nina Orlow – Integrante da Aliança Resíduo Zero Brasil e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Brasil (SP)
* Tia Kansara – Empresária, pesquisadora e consultora sobre cidades futuras e energia. Palestrante em eventos como a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento.
O Planeta.Doc 2016 tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, e apoio cultural da Neoway Business Solutions, Resort Costão do Santinho e Digilab. Apoio institucional da Udesc, UFSC, Unisul, Fundação Certi, Sapiens Parque, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Educação de Florianópolis, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Embaixada da Espanha, Fundação Cultural Badesc, SESC em Santa Catarina e Instituto Estadual de Educação. São parceiros do Festival o Instituto Lixo Zero Brasil, Semana Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza,, Cineclube Presença, CineClube Iphan, Aequo Sustentabilidade, TV UFSC e Projeto Guarani Serra Geral.