Palestra ‘Memórias do Subsolo: o herói demasiado humano e algumas perspectivas de trabalho nos estudos de literatura’

10/10/2025 12:03

O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Rússia (Prorus) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra on-line Memórias do Subsolo: o herói demasiado humano e algumas perspectivas de trabalho nos estudos de literatura na terça-feira, 14 de outubro, das 18h30 às 20h. No evento, será explorado o livro Memórias do Subsolo (1864), de Fiódor Dostoiévski, com o intuito de discutir a a obra do autor russo, sua atualidade e seus personagens. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail fred.campos@ufsc.br.

A palestra será ministrada por José Eduardo Brandão, mestre em Teoria da Literatura e doutorando em Estudos de Literatura (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciado em Letras Português-Grego também pela UFF, e bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Direito Empresarial pela Universidade Estácio de Sá.

Brandão atuou como professor de Texto e Crítica Textual I e II e Metodologia de Pesquisa, na Pós-Graduação lato sensu em Leitura e Produção de Textos entre agosto de 2023 e setembro de 2025, e como professor assistente (substituto) de Crítica Textual/Ecdótica, entre junho de 2023 e março de 2024, ambas funções na UFF. Além disso, é bolsista Capes e autor do livro Como a desvalorização da Literatura nos conduziu ao bolsonarismo, lançado em março de 2023.

Mais informações com o professor Fred Leite Siqueira Campos pelo e-mail fred.campos@ufsc.br.