Palestra ‘GEA 40 anos – Memória do Grupo’
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove nesta sexta-feira, 16 de maio, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra GEA 40 anos – Memória do Grupo. Ao completar 40 anos de atividades ininterruptas em 2025, o GEA faz declaração de Ano Jubilar para celebrar os diversos eventos observados e compartilhados com a comunidade, especialmente o corpo discente da UFSC.
Entre os eventos observados pelo grupo ao longo de sua história, destacam-se: o Cometa 1P Halley em 1985; a Supernova 1987 A; Eclipse Solar Total de 1994; Cometa Halle-Bopp em 1997; Trânsito de Vênus de 2004; Trânsito de Mercúrio em 2007 e a participação na XXVII Assembleia Geral da União Astronômica Mundial em 2009.
“Além destes, diversos eclipses lunares e parciais do sol, meteoritos gigantes, Astroblema, Aurora Boreal, dezenas de cursos de introdução à astronomia e centenas de palestras fizeram parte desta aventura ao Universo e que será revivida no contexto de nossa Memória Histórica”, afirmam os organizadores.
Sobre o GEA
O GEA é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a UFSC com atividades de divulgação da astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.