Palestra: ‘Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais’
O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.
A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.
Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).
A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
Acesse a palestra aqui.
Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.