Palestra: Censura e Esfera Pública

10/03/2026 13:14
Quando:
17 de março de 2026@18:30 – 21:30
2026-03-17T18:30:00-03:00
2026-03-17T21:30:00-03:00
Onde:
Auditório Henrique Fontes - Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC)
UFSC - campus Trindade
Custo
Grátis

O  curso de Letras – Alemão, vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (DLLE/UFSC), promove a palestra “Censura e Esfera Pública: um estudo comparado” na terça-feira, 17 de março, às 18h30. O evento ocorre no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), e é aberto a todos. Será fornecido certificado de duas horas de participação.

A palestra será proferida pelo  pesquisador Henrique Bordini, que está concluindo o doutorado na Universidade Erlangen-Nürnberg, na Alemanha. Partindo de uma abordagem fenomenológica da censura, Bordini fará uma análise da relação entre censura e esfera pública em diferentes regimes. Como estudos de caso serão apresentados o funcionamento e a institucionalização da censura aos romances na ditadura civil-militar brasileira e na Alemanha Oriental sob Walter Ulbricht.

Bordini traz uma parte da sua pesquisa a respeito da ação dos instrumentos de censura no fazer literário, com referencial teórico da Sociologia da Literatura. A palestra pretende introduzir os estudos contemporâneos sobre censura à literatura no âmbito da Sociologia da Literatura.

Mais informações na página do curso ou no Instagram.