Palestra: Acesso Aberto e Periódicos Científicos

Contato:
Rosângela Schwarz Rodrigues
Palestra: Acesso Aberto e Periódicos Científicos @ Online

A professora do Departamento de Ciência da Informação Rosângela Schwarz Rodrigues fará a palestra Acesso Aberto e Periódicos Científicos em formato online, por meio do programa de capacitação do Portal de Periódicos da CAPES na quarta-feira, 17 de abril. Voltado à comunidade científica, em especial da pós-graduação da UFSC, a palestra irá discutir sobre a confiabilidade das publicações, o cenário internacional e o cenário brasileiro.

Para participar, é necessário inscrever-se pelo site do Portal de Periódicos da CAPES e seguir as seguintes instruções:

• Efetuar a inscrição na página do Portal de Periódicos da CAPES, na área Meu Espaço (canto superior direito da tela);
  • Aguardar e-mail enviado pelo Portal de Periódicos confirmando a sua inscrição e acessar a sala de treinamento clicando no link.
  • O certificado de participação no treinamento será liberado apenas aos participantes que se inscreveram no site do Portal com antecedência ao treinamento, através do Meu Espaço, e que assinarem a lista de presença disponibilizada durante o treinamento. É importante observar o horário de inscrição informado abaixo;
  • As inscrições devem ser feitas até as 16h do dia do treinamento;
  • Esse certificado será disponibilizado até 15 dias úteis após o treinamento.

Sobre a palestrante

Rosângela possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral em biblioteconomia e documentación na Universitat de Barcelona em 2013-2014 e em 2019-2020. Participou do conselho editorial do Portal de Periódicos da UFSC de 2012 a 2022. Avalia regularmente projetos para agências de fomento e artigos para periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso aberto, periódicos científicos, comunicação científica e publicação científica.