Mostra de Cinema Espanhol 2026

21/08/2026 16:15
Quando:
27 de agosto de 2026@19:00
2026-08-27T19:00:00-03:00
2026-08-27T19:15:00-03:00
Onde:
Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU)
UFSC Trindade
Custo
Grátis

O CineBuñuel do curso de Letras-Espanhol no Núcleo Onetti, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é parceiro da Embaixada da Espanha para realização da Mostra de Cinema Espanhol 2026 em Florianópolis.

Entre os dias 24 e 28 de agosto, serão exibidos cinco longas-metragens contemporâneos e premiados, dirigidos por Icíar Bollaín, Pilar Palomero, Víctor Erice, Asghar Farhadi e Eva Libertad. Todas as sessões são gratuitas e acontecem às 19h no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU) da UFSC, em Florianópolis. Os filmes têm classificação indicativa de 12 anos.

A Mostra de Cinema Espanhol é realizada anualmente pela Embaixada da Espanha no Brasil. Em 2026, a mostra apresenta uma seleção de cinco longas-metragens recentes premiados que têm o drama familiar como fio condutor: histórias atravessadas pela maternidade e pelo cuidado, pela memória e pela perda que propõem uma profunda reflexão sobre a complexidade dos vínculos humanos.

Esta edição destaca-se pela forte presença feminina por trás das câmeras: três das cinco obras são dirigidas por mulheres —Icíar Bollaín, Pilar Palomero e Eva Libertad—, refletindo um momento histórico em que as cineastas espanholas vêm liderando os principais festivais e premiações nacionais e internacionais.

A mostra começou em Manaus no dia 14 de julho e percorrerá onze cidades brasileiras. Antes de chegar a Florianópolis, já houve apresentações em São Paulo, Aracaju e Belém. Depois da capital catarinense, haverá sessões no Rio de Janeiro, São Luís, Palmas, Curitiba e Viçosa, finalizando em Brasília entre 8 e 11 de outubro.

Confira a programação completa: 

24 de agosto (19h) 
Sou Nevenka, de Icíar Bollaín.

25 de agosto (19h)
Os Lampejos, de Pilar Palomero

26 de agosto (19h)
Fechas os olhos, de Victor Erice

27 de agosto (19h)
Todos Sabem, de Asghar Farhadi

28 de agosto (19h)
Surda, de Eva Libertad