Lançamento do Pequeno Manual Anti-Idadismo
O NETI Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-Unapi), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, na próxima quarta-feira, 12 de novembro, das 9h30 às 12h, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas, o lançamento do Pequeno Manual Anti-Idadismo, obra inédita e de relevância nacional na área da Gerontologia.
O trabalho foi desenvolvido pelo coletivo Velhices Cidadãs, que reuniu 43 especialistas da área de Gerontologia de todo o Brasil, sob a liderança do médico gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade e referência mundial no campo do envelhecimento ativo. A obra busca combater o preconceito etário e promover uma cultura de respeito, dignidade e valorização das pessoas idosas, a partir de reflexões científicas, jurídicas, sociais e comunicacionais.
Durante o lançamento, haverá palestra sobre aspectos jurídicos e gerontológicos do idadismo. A ministrante será a professora Bibiana Graeff, dos Programas de Graduação e de Pós-Graduação em Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo (USP). O evento também contará com a apresentação de capítulos do livro realizada por outros coautores, de forma on-line, ampliando o debate interinstitucional e interdisciplinar sobre o enfrentamento ao idadismo no Brasil.
Segundo o médico Alexandre Kalache, o idadismo é uma das formas mais naturalizadas e silenciosas de discriminação, presente em diferentes contextos sociais. Seu combate exige uma ação articulada entre instituições, profissionais e políticas públicas.
Para a UFSC, a realização do evento simboliza um compromisso institucional com a educação ao longo da vida, os direitos humanos e a equidade geracional, consolidando a universidade como referência nacional no enfrentamento ao idadismo. O NETI-UNAPI/PROEX/UFSC, que há mais de quatro décadas atua na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social, reforça com sua presença e apoio a importância do diálogo intergeracional e da valorização das velhices plurais.
A participação é gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. A obra completa está disponível gratuitamente em formato digital.
Lançamento do “Pequeno Manual Anti-Idadismo”
Data: 12 de novembro
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC)































