Funzana: “‘Nous sommes abandonnés par la France’: notas de pesquisa sobre colonialismo, resistências e projeto de assimilação na Guiana Francesa”
Campus Trindade - UFSC
Florianópolis
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Instituto Kadila, realizam a terceira edição de 2025 do Funzana nesta quarta-feira, 24 de setembro, às 18h30, na Sala Selvino José Assman, localizada no 2º andar do bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O tema do evento será ‘Nous sommes abandonnés par la France’: notas de pesquisa sobre colonialismo, resistências e projeto de assimilação na Guiana Francesa, fruto da pesquisa de doutorado de Willian Luiz da Conceição.
A atividade é gratuita e aberta ao público, e as inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line até a data do evento. Participantes terão direito a certificado de quatro horas. A mediação será realizada pela professora Samara Freire, do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSC.
Sobre o convidado
Willian Luiz da Conceição é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (MN/UFRJ). Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS da UFSC. Historiador formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pós-doutorando em História Global do Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFSC. É autor do livro Branquitude: Dilema Racial Brasileiro (2020) e pesquisador do NUER. É associado ao Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas (UFSC) e Programa Ebó Epistêmico (UFSC).
Sobre a mediadora
Samara Freire é professora adjunta do Departamento de Antropologia e do PPGAS na UFSC. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ). Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (UFSC/EAD). Trabalha com comunidades quilombolas e palenqueras. Atua nas produções dos Estudos Afro-Latino Americanos e Caribenho.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do NUER.