Festival de Cinema Fora da Fé

06/10/2025 12:03

De 7 de outubro a 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

7 de outubro

Ágora

Espanha, 2009

Sob o domínio Romano, a cidade de Alexandria é palco de uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda história antiga. Judeus e Cristãos disputam a soberania política, econômica e religiosa da cidade. Entre o conflito, a bela e brilhante astrônoma Hypatia (Rachel Weisz) lidera um grupo de discípulos que luta para preservar a biblioteca de Alexandria. Dois deles disputam o seu amor: o prefeito Orestes (Oscar Isaac) e o jovem escravo Davus (Max Minghella). Entretanto, Hypatia terá que arriscar s sua vida em uma batalha histórica que mudará o destino da humanidade.

21 de outubro

Força Maior

Suécia, 2014

Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos Alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família, pois Ebba acha que ele trabalha demais. Quando os quatro almoçam num restaurante nas montanhas, uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido, mas a atitude de Tomas durante o incidente pode causar danos irreparáveis.

4 de novembro

Memória

Colômbia, 2021

Em Memoria, Jessica, uma fazendeira de orquídeas escocesa, vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, Jessica é acordada por um som familiar, uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias, questionando sua identidade. O som, que aparentemente apenas Jessica consegue ouvir, carrega uma beleza em seu profundo que faz parte do cenário de Bogotá. Aqui, Jessica compartilha histórias com Hernan, um pescador que conta sobre o passado, o futuro e memórias daqueles que já se foram.

8 de novembro

O Pai

Irã, 1996

Aos 14 anos, Mehrollah perde o pai e é obrigado a assumir o sustento de sua família. Não há empregos disponíveis por perto. Assim, o garoto é forçado a emigrar até a região sul do país, onde a oferta de trabalho é maior. Quando retorna à casa, Mehrollah encontra sua família completamente transformada.