Fazendo Gênero 13

03/07/2024 10:46
Quando:
29 de julho de 2024@8:00 – 2 de agosto de 2024@20:00
2024-07-29T08:00:00-03:00
2024-08-02T20:00:00-03:00
Onde:
UFSC Florianópolis
Contato:
Secretaria Geral do Fazendo Gênero
48 3721-6411

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, de 29 de julho a 2 de agosto, a 13ª edição do seminário internacional Fazendo Gênero, que já conta com mais de 6 mil inscrições. O evento engloba a realização de quatro conferências, 45 mesas-redondas, 184 simpósios temáticos, 2800 comunicações orais, 200 pôsteres, além de uma tenda temática, feiras, minicursos, oficinas e a marcha Mundo de Mulheres.

O Fazendo Gênero (FG) acontece desde 1994, e passou a assumir caráter internacional a partir de 2000. A ideia é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco do evento. A Universidade é promotora do evento, por iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), ao lado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O IEG é um centro de excelência interdisciplinar reconhecido no Brasil e no mundo, que há 19 anos estuda as questões de gênero e feminismos, articulando redes locais e internacionais de pesquisadoras, ativistas e artistas. 

A Feira de Economia Feminista e Solidária do congresso terá yoga, acarajé, e ourtos serviços de gastronomia, além da venda de absorventes ecológicos e de itens de axé, voltados às religiões de matriz africana. A oferta atende trabalhos que visibilizam alternativas que mulheres, mulheres negras, populações indígenas e populações LGBTQIAPN+ vêm construindo.

As inscrições já foram encerradas e o prazo de pagamento encerra-se no dia 5 de julho. O tema da edição de 2024, a primeira presencial pós-pandemia, é “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”. As inscrições para participação como ouvinte continuam abertas até a data do evento, confira o cronograma.

Segundo as organizadoras, o evento, transnacional e interdisciplinar, irá articular as pessoas participantes para produzir conhecimentos que posicionem o gênero, as sexualidades e as questões feministas no centro das discussões, trocas e debates. 

Programação

As quatro conferências ocorrem no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, com quatro mulheres com atuação nos movimentos feministas: Débora Diniz, Mestra Joana (Joana D’arc da Silva Cavalcante), Adriana Arroyo Guzmán, e Amina Mama. Além disso, haverá a marcha Mundo de Mulheres no dia 31 de julho, no centro de Florianópolis, das 16h às 20h, aberta a toda a população.

O Fazendo Gênero também oferecerá um espaço para a realização de rodas de conversa e apresentações culturais: a Tenda Mundos de Mulheres, que contará com uma programação específica. Além disso, há uma comissão preparando atividades para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos e haverá ainda: feiras da Economia Feminista e Solidária, Mostra Audiovisual e Fotográfica, e o lançamento de mais de 100 livros durante o congresso.

As conferencistas do Fazendo Gênero 13. Conheça mais no site do evento.

Mais informações:
Programação Completa
Site do evento
Perfil no Instagram e Facebook