Exposição ‘Poéticas contemporâneas: memória e arquivo’

10/09/2025 09:58
Quando:
24 de setembro de 2025@7:30 – 22:00
2025-09-24T07:30:00-03:00
2025-09-24T22:00:00-03:00
Onde:
Biblioteca Central da UFSC
Campus Trindade
Florianópolis
Custo
Grátis
Contato:
Núcleo de Estudos Literários & Culturais (Nelic)
(48) 3721-6602

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 2 a 30 de setembro, a mostra Poéticas contemporâneas: memória e arquivo, promovida pelo Núcleo de Estudos Literários & Culturais (Nelic), na na Galeria de Exposições do Hall Principal. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Como parte da programação do seminário Poesia — Há Futuro?, organizado pelo Nelic, a exposição apresenta uma seleção de revistas literárias, publicações críticas e edições raras de obras poéticas que documentam e acompanham a trajetória da poesia brasileira desde os anos 1950 até hoje. Entre os destaques estão exemplares das revistas Noigandres, José, Código, Navilouca, 34, Qorpo Estranho, Cavalo Azul, Sibila, Inimigo Rumor, Babel, Medusa, Cacto, entre outras.

A mostra dialoga diretamente com os temas do seminário, que resultam de encontros semanais dedicados ao estudo de poetas como Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Cacaso, Chico Alvim, Dora Ferreira da Silva, Roberto Piva, Waly Salomão e Hilda Hilst. Conforme os organizadores, ao reunir esse material, a exposição busca valorizar a diversidade da produção poética moderna e contemporânea brasileira, destacando também a importância da preservação de acervos e memórias literárias.

Sobre o Nelic

Desde 1996, o Núcleo de Estudos Literários & Culturais (Nelic) da UFSC se dedica ao mapeamento da crítica literária e cultural brasileira a partir dos anos 1970, com a indexação e estudo de periódicos literários e/ou culturais que circulam ou circularam no país a partir desse período. Esse trabalho, realizado por uma equipe de pesquisadores em diversos níveis, busca, fundamentalmente, refletir sobre a constituição dos cânones na área da literatura e da cultura, bem como analisar as mudanças de olhar que configuram o objeto literário e sua função.

Por meio de análises que consideram o próprio periódico um tecido semântico cuja leitura só se efetiva a posteriori e através do cruzamento dos dados indexados, esse trabalho propõe um ciclo de leitura da crítica literária e cultural que visa realizar a crítica dessas críticas, encerrando um movimento que vai do texto ao texto.

O quê? Exposição “Poéticas contemporâneas: memória e arquivo” promovida pelo Núcleo de Estudos Literários & Culturais (Nelic) da UFSC;
Onde? Galeria de Exposições — Hall Principal da Biblioteca Central;
Quando? De 02/09/25 a 30/09/25, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h;
Quanto? Exposição gratuita e aberta à comunidade;