Exposição ‘Memórias da madeira’

15/08/2025 18:58
Quando:
29 de agosto de 2025@7:30 – 22:00
2025-08-29T07:30:00-03:00
2025-08-29T22:00:00-03:00
Onde:
Biblioteca Central
UFSC
campus Trindade
Florianópolis
Custo
Grátis

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) recebe a exposição Memórias da Madeira, do artista Rodrigo Pereira, até 29 de agosto. A exposição reúne nove trabalhos representativos das séries produzidas por Rodrigo nos últimos anos. Memórias da Madeira é formada pelas séries Santuários da Ilha, Tainhas, Casarios do Largo da Catedral, Antonieta e, a mais recente, Náufrago.

São trabalhos realizados sobre madeira (compensado naval), que materializam e enfatizam o discurso e a poética de suas obras. A presença do mar e as relações com a ocupação humana no litoral são permeadas e destacadas pelas memórias afetivas e a subjetividade do artista. A arquitetura da cidade e seus personagens, como na homenagem à professora Antonieta de Barros, estão presentes na mostra.  

Desde a infância, Rodrigo Pereira se interessa por desenho e pintura. Esse encantamento pela execução manual, do fazer e criar, despertou cedo seu interesse pela arte. Estudou artes visuais em São Paulo, onde viveu por 16 anos, formando-se em Artes Plásticas (Licenciatura) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Também estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU/USP). Cursou até o 4° ano quando iniciou carreira profissional em Design Gráfico. Desenvolve um trabalho artístico desde a década de 1990.

Exerceu atividade profissional como editor, designer gráfico e ilustrador de livros, jornais e revistas. Seu trabalho transita por diversos temas e objetos de reflexão. Frequentemente celebra a paisagem de seu lugar, sua cultura, sua memória e sua diversidade. Trabalha principalmente com grafite e tinta acrílica. Utiliza também a colagem e o recorte, fazendo uso de diversos materiais, como papelão, papel impresso, plásticos, cordas e linhas. Emprega diversos tipos de suporte, usa com frequência a madeira (lâminas de compensado naval e MDF), além do papel e da tela de algodão.

Mais informações no site da BU.