Exposição fotográfica sobre Escola da Costa da Lagoa

04/11/2024 10:28
Quando:
20 de novembro de 2024@10:00 – 21:00
2024-11-20T10:00:00-03:00
2024-11-20T21:00:00-03:00
Onde:
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Centro Integrado de Cultura (CIC)
Custo
Grátis

A tradição do Boi de Mamão está presente desde o início da escola. (Foto: Arquivo/escola)

A exposição fotográfica “Pesca Essa: Herança e Identidade Cultural da Escola da Costa da Lagoa” chegará no dia 12 de novembro ao Museu da Imagem e do Som (MIS), do Centro Integrado de Cultura (CIC). A mostra é uma parceria do projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a Escola Básica Municipal da Costa da Lagoa. A visitação é gratuita e segue aberta até o dia 20 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A intenção da proposta é levar para a cidade um conhecimento sobre um lugar construído de forma comunitária e que representa uma força cultural: a EBM Costa da Lagoa, contam as professoras responsáveis pelo JAC, Melina Ayres e Isabel Colucci. A exposição traz registros da construção da escola e das transformações do espaço nos dias atuais, assim como dos elementos culturais da região que ainda preservam traços açorianos, africanos e indígenas.

A EBM Costa da Lagoa foi fundada em 1968, em uma comunidade tradicional de Florianópolis, localizada na porção norte da Lagoa da Conceição. No local, que é acessível apenas por barco ou trilha, vivem aproximadamente 1.200 pessoas. “Várias gerações de moradores passaram pela escola que foi construída pela própria comunidade, em um terreno doado por uma família da Costa”, explicam as professoras da UFSC.

O trabalho de seleção e montagem das fotos foi realizado junto com as crianças da escola que participaram de todo o processo. Além das fotografias e os tradicionais bonecos do Boi de Mamão, durante a mostra, será exibido o documentário “Vem Cá Meu Boi! A Costa da Lagoa e seu Boi de Mamão”, realizado pelos alunos da EBM Costa da Lagoa com apoio do JAC.

A cerimônia de recepção do público será realizada no dia 13 de novembro, às 13h. Neste dia, as crianças da escola estarão presentes e participarão de mesa redonda para discutir a produção do documentário. A exposição conta com o apoio da UFSC, da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).

Sobre o documentário

“Vem Cá Meu Boi! A Costa da Lagoa e seu Boi de Mamão” foi realizado pelas turmas de terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental, orientadas pela professora de Tecnologia Educacional Nali Pedroso, em conjunto com o JAC/UFSC. Trata-se de um vídeo documentário de 20 minutos sobre a cultura do boi de mamão da Costa da Lagoa.

De forma a estimular o protagonismo infantil e a priorizar a voz das crianças durante todo o processo, partiu delas a escolha do formato de documentário, o tema, a seleção de fontes, assim como a roteirização, condução das entrevistas e o manejo dos equipamentos.

“Um dos papéis do jornalismo comunitário é resgatar e divulgar a memória social”, relata Isabel Colucci. Além dela, o JAC é coordenado pela professora Melina Ayres, fundadora do projeto, e, ao longo da parceria com a EBM da Costa da Lagoa, contou também com a participação da professora Janaíne Kronbauer.

Serviço:
O quê: Exposição “Pesca Essa: Herança e Identidade Cultural da Escola da Costa da Lagoa”
Visitação: de 12 a 20 de novembro de 2024, exceto às segundas-feiras. Horário: 10h às 21h
Cerimônia de recepção do público com as crianças: 13 de novembro, 13h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita