Exposição fotográfica ‘Baleeiras da Ilha’

18/07/2025 13:47
Quando:
18 de julho de 2025 dia inteiro
2025-07-18T00:00:00-03:00
2025-07-19T00:00:00-03:00
Onde:
Reitoria 1 da UFSC
Campus da Trindade - Florianópolis
Custo
Grátis

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica Baleeiras da Ilha, que exalta a beleza das baleeiras, embarcações típicas do litoral catarinense. A mostra está aberta ao público no hall da Reitoria 1 e permanecerá até 24 de julho, com entrada gratuita.

A exposição reúne dez fotos realizadas pela fotógrafa Cristina Gallo, integrante do projeto Baleeiras da Ilha. As fotos buscam chamar atenção para a importância da preservação da baleeira, uma embarcação típica do litoral catarinense que corre sério risco de extinção. Segundo Luciano Luiz Dias, técnico em construção naval e membro do projeto, a baleeira é uma embarcação única, feita em madeira, com casco arredondado e tábuas que se sobrepõem, imitando escamas.

As fotos foram realizadas nas principais comunidades pescadoras da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, durante 2021. As imagens destacam os detalhes e nuances da embarcação, que lhe conferem uma beleza única. A exposição já passou pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e pelo restaurante Samburá, em Santo Antônio de Lisboa, e seguirá seu roteiro de itinerância pela capital catarinense.