Debate: Enfrentamento ao neonazismo
Reitoria da UFSC
prédio 1
térreo.
O Conselho Nacional de Direitos Humanos em parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o painel Território, cultura, instituições e enfrentamento: neonazismo e manifestações de caráter neonazista em Santa Catarina no dia 10 de abril. O evento ocorre na sala dos conselhos na Reitoria da UFSC, prédio 1, das 18h às 20h, por meio da Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo. A participação é gratuita e não necessita de inscrições.
O evento, que busca abranger a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional em suas diferentes formas de manifestação no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, tem como objetivo fomentar a discussão acadêmica sobre as diferentes dimensões que envolvem o neonazismo e as manifestações de caráter neonazista no contexto do estado de Santa Catarina. Assim como também refletir sobre critérios que possam informar políticas públicas comprometidas com o enfrentamento do neonazismo e das expressões de caráter neonazistas no país.
Confira os palestrantes:
Professor Odilon Caldeira Neto é historiador, Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em História pela UFRGS, com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordenador do Observatório da Extrema Direita e do Laboratório de História Política e Social da UFJF.
Professor João Klug é Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor Titular de História da UFSC atualmente voluntário. Coordena o LABIMHA – Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental. Atua desde 2003, nas atividades da instituição Paul-Gerhardt Stift (Fundação Paul Gerhardt) de Berlim. Tem vasta experiência em pesquisa em Imigração, Colonização, Meio Ambiente, Identidade, Luteranismo e Germanidade. Publicou o livro “Imigração e Luteranismo em Santa Catarina – A Comunidade Alemã de Desterro/Florianópolis” (1994).
Professora Lia Vainer Schucman é Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais . Autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” ( Veneta 2020), Famílias Inter-Raciais: tensões entre cor e amor (fósforo 2023) e organizadora do livro “Branquitude: diálogos sobre racismo e antirracismo” ( fósforo 2023).
Paula Gil Larruscahim é Doutora em Criminologia Cultural e Global (DCGC) pelas universidades de Kent (Reino Unido) e Utrecht (NL) possui mestrado em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) é pesquisadora do Internacional Group of Authoritarianism and Counter Strategies (IRGAC) da Fundação Rosa Luxemburgo (Alemanha) e está realizando estágio pós doutoral em Direito junto à Universidade Federal de Santa Catarina.
Mais informações no site.