Debate ‘Sobre fundações: Guerreiro Ramos e o pensamento político brasileiro’

30/07/2025 14:52

O professor e pesquisador Christian Lynch, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), estará em Florianópolis no dia 8 de agosto para atividades integrantes do projeto Diálogos sobre Guerreiro Ramos: contribuições para a ação na atualidade. O projeto é desenvolvido em colaboração entre três grupos de pesquisa: Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Coprodução do Bem Público, Accountability, Inovação e Sustentabilidade (Politeia), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Esag); e Pluralismo Jurídico e Interculturalidade nos Estudos Latino-americanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O debate público, com o tema Sobre fundações: Guerreiro Ramos e o pensamento político brasileiro gratuito, será realizado no Plenarinho do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), na Udesc, das 15h às 17h. O evento é gratuito e aberto à participação da comunidade externa. A mesa será mediada pela professora Paula Schommer (do grupo Politeia) e o debate contará com a presença dos demais pesquisadores participantes do projeto Diálogos sobre Guerreiro Ramos: Ariston Azevedo (UFRGS e UFSC), Sergio Boeira (UFSC/ORD), José Francisco Salm (Udesc), Francisco G. Heidemann (Udesc) e Elaine Menezes (Udesc).

Após o debate haverá lançamento e sessão de autógrafos do livro mais recente do professor Lynch, Fundações do pensamento político brasileiro: a construção intelectual do Estado no Brasil. No centro da obra está a tese de Lynch de que o pensamento político brasileiro não é uma mera imitação do modelo europeu, mas uma formulação original — fruto de uma revolução monárquica travestida de revolução oligárquica. Ao analisar a formação do Estado em países como Inglaterra, França e Portugal, o autor argumenta que o Brasil, situado na periferia do mundo iluminista, apropriou-se do republicanismo francês para sustentar os privilégios da nobreza colonial e bloquear a constituição de um Estado democrático. Trata-se, segundo Lynch, de uma inversão do projeto europeu original.

Pela manhã, Christian Lynch irá gravar um episódio do projeto Diálogos sobre Guerreiro Ramos, que ficará disponível no YouTube do projeto.

Criado há três anos, o projeto Diálogos sobre Guerreiro Ramos: contribuições para a ação na atualidade tem tratado de temas teóricos, categorias de análise e suas aplicações de forma clara e acessível, por meio de vídeos no YouTube. Atualmente, conta com sete vídeos publicados e diversos materiais complementares, além de um projeto piloto de podcast em desenvolvimento. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Serviço
O quê: debate público Sobre fundações: Guerreiro Ramos e o pensamento político brasileiro, com Christian Lynch (UERJ), seguido de lançamento do livro Fundações do pensamento político brasileiro: a construção intelectual do Estado no Brasil.
Quando: 8 de agosto de 2025, das 15h às 17h
Onde: Plenarinho do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – avenida Madre Benvenuta, 2007, Florianópolis
Quanto: gratuito e aberto à comunidade externa
Mais informações: https://www.udesc.br/esag/dialogosguerreiroramos