Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música

29/09/2025 12:51
Quando:
1 de outubro de 2025@19:00 – 22:00
2025-10-01T19:00:00-03:00
2025-10-01T22:00:00-03:00
Onde:
Igrejinha da UFSC
Rua Desembargador Vítor Lima n. 117 – Trindade
Florianópolis
Custo
Grátis
Contato:
Professora Maria de Lourdes Borges

[INGRESSOS ESGOTADOS]

A professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Maria de Lourdes Borges e o pianista Pablo Rossi apresentam o Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música nesta quarta-feira, 1° de outubro, a partir das 19h, na Igrejinha da UFSC. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O evento une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte, combinando reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. 

Sobre o concerto

Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.

Na segunda parte, Borges e Rossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.

Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. “Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI?”. Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.

Programação

I. Ludwig van Beethoven:

  • Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”;
  • 32 variações em Dó Menor, WoO 80;

II. Schubert/Liszt:

  • Erlkönig;
  • Gretchen am Spinnrade;

III. Gábri Mesquita:

  • Choro do Besouro;

IV. Villa-Lobos:

  • Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2;
  • Dança do Índio Branco.

Sobre os idealizadores do concerto

Maria de Lourdes Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da UFSC e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

Mais informações pelo e-mail mariaborges@yahoo.com.