Cinema e Alzheimer: ‘Meu pai’
O projeto Cinema e Alzheimer exibe o filme Meu pai (2020) na segunda-feira, 7 de abril, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central, no Campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público.
O filme narra as atribulações de uma filha (Olivia Colman) e seu pai (Anthony Hopkins), durante o progresso de uma síndrome demencial. De acordo com o coordenador do projeto, o pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da UFSC André Carvalho, o longa-metragem é uma das poucas obras que busca compreender a perspectiva da pessoa acometida por uma doença desse tipo e mobiliza recursos dramáticos para evocar a empatia do público. O evento também contará com a presença da professora Renata Dalmaso, do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI), que debaterá o filme ao final da exibição.
Realizado com apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC, o projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes de países diversos que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.