Cine paredão: programação de recepção a estudantes
O Cine Paredão dá as boas-vindas aos estudantes que ingressam na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no segundo semestre de 2026 com uma programação especial dedicada ao cinema contemporâneo (confira abaixo a programação diária).
Entre os dias 10 e 14 de agosto, o projeto exibe cinco produções recentes que exploram diferentes linguagens e perspectivas sobre memória, história, política e criação artística. A seleção reúne os filmes; Blue Heron, de Sophy Romvari; In die Sonne schauen, de Mascha Schilinski; Zwei Staatsanwälte, de Sergei Loznitsa; Dossier 137, de Dominik Moll; e In the Hand of Dante, de Julian Schnabel.
Apesar das diferenças de origem e estilo, as obras compartilham uma reflexão sobre as marcas do tempo nos corpos, nas paisagens, nos arquivos e nas instituições, propondo diferentes formas de investigar o passado e interpretar o presente.
Segundo a organização, a mostra convida o público a acompanhar modos diversos de narrar o real sem reduzi-lo a explicações simplificadas. As obras abordam memórias fragmentadas, estruturas institucionais, arquivos, processos históricos e experiências subjetivas, transformando a imagem cinematográfica em espaço de investigação crítica e sensível.
Em Blue Heron, de Sophy Romvari constrói um documentário marcado pela delicadeza afetiva, em que a memória familiar é revisitada por meio da escuta e da reconstrução subjetiva. Já In die Sonne schauen, de Mascha Schilinski, explora as relações entre corpo, território e percepção, utilizando a luz, a matéria e o silêncio como elementos narrativos para acessar dimensões que escapam às formas convencionais de contar histórias.
A programação também inclui dois filmes de caráter investigativo e político. Em Zwei Staatsanwälte, Sergei Loznitsa examina os mecanismos burocráticos do poder estatal e da justiça, evidenciando a violência presente nas estruturas administrativas. Dossier 137, de Dominik Moll, acompanha uma investigação em que arquivos, documentos e processos revelam questões éticas sobre aquilo que pode ser revelado, ocultado ou permanecer fora de cena.
Encerrando a semana, In the Hand of Dante, de Julian Schnabel, propõe uma reflexão sobre a criação artística e a circulação da cultura entre diferentes épocas, idiomas e tradições. O filme apresenta a arte como um campo de traduções, deslocamentos e disputas de significado, reforçando a proposta da mostra de pensar o cinema como forma de conhecimento e de elaboração crítica da realidade.
As sessões acontecem sempre às 19h, no Bosque da UFSC, com locais alternativos em caso de chuva.
Programação:
Segunda-feira:(10/08)
Blue Heron (2025), de Sophy Romvari
Local: Bosque da UFSC ou Auditório do CFH – Bloco A
Terça-feira:(11/08)
In die Sonne schauen (2025), de Mascha Schilinski
Local: Bosque da UFSC ou Auditório do CFH – Bloco A
Quarta-feira: (12/08)
Zwei Staatsanwälte (2025), de Sergei LoznitsaLocal:
Bosque da UFSC ou Auditório do CFH – Bloco A
Quinta-feira: (13/08)
Dossier 137 (2025), de Dominik Moll
Local: Bosque da UFSC ou Vão do CED – Bloco B
Sexta-feira: (14/08)
In the Hand of Dante (2025), de Julian Schnabel
Local: Bosque da UFSC ou Auditório do CFH – Bloco A










