Ciclo de conferências ‘Os modelos negros’

05/08/2025 16:48

O Laboratório de Estudos da História da África (Lehaf) do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a partir de 13 de agosto o ciclo de conferências Os modelos negros. O projeto de extensão universitária para formação continuada de profissionais da rede de ensino, aberto também a interessados em geral, é oferecido em parceria com o Museu Victor Meirelles e a Aliança Francesa de Florianópolis.

Os temas das conferências abordam os modelos negros na história da arte brasileira, com ênfase em pintores de Santa Catarina, como Victor Meirelles, Martinho de Haro e Valda Costa. Serão cinco conferências mensais, sempre no auditório do Museu Victor Meirelles a partir das 14h (veja detalhamento abaixo). Todas serão ministradas pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa, coordenador do Lehaf.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line. A certificação é concedida pelo Museu Victor Meirelles.

Ciclo de conferências Os modelos negros – cronograma

13 de agosto: O modelo negro na história da arte
Em 2019, a exposição Le modèle noir de Géricault à Matisse, realizada no Museu d’Orsay, foi uma abertura a discursos alternativos em torno do modelo negro na história da arte. Questionar a visão dos artistas ocidentais diante da alteridade negra e do silêncio historiográfico em torno dos modelos, ou seja, o seu anonimato, permite deslocar a análise do artista para o seu modelo e, por conseguinte, escrever uma nova história da arte.

24 de setembro: Tibério e a historiografia da arte afro-brasileira
Na historiografia da arte afro-brasileira, o artista Wilson Barcelos Tibério (c. 1916-2005) teve um reconhecimento tardio. Nos últimos dez anos, surgiram alguns trabalhos em nível nacional e internacional (Dossin, 2016; Horn, 2021; Araújo, 2023) sobre a trajetória do artista afro-brasileiro. Busca-se rever criticamente certas afirmações na historiografia da arte afro-brasileira sobre a trajetória do artista e refletir sobre os limites de uma história da arte afro-brasileira oscilante entre a vida do artista, a sua obra e o seu estilo.

15 de outubro: Modelos anônimos no atelier de Martinho de Haro
A partir de uma nova perspectiva em história da arte (Lafont, 2022), busca-se problematizar o anonimato do modelo no atelier do artista Martinho de Haro. A partir de cronotopos (Bakhtin, 2014) que remetem não só às origens socioeconômicas da ilha de Santa Catarina, notadamente à escravidão insular, mas também ao período pós-emancipação e à redemocratização do país, desloca-se o foco da análise do artista para o seu modelo, da história local e insular para o mito da “democracia racial” brasileira. Resulta dessa análise uma nova interpretação para dezenas de obras de Martinho de Haro e para uma história da arte a partir do estudo sobre os modelos anônimos.

12 de novembro: Valda Costa e o problema da artificação
A partir de algumas obras de Valda Costa (1951-1993), busca-se problematizar a artificação do trabalho de uma mulher afro-brasileira na periferia do mercado das artes plásticas no país. A análise tem por proposta aplicar o conceito de artificação (Shapiro e Heinich, 2012) para o caso de Valda Costa. Resulta dessa análise uma nova interpretação para dezenas de obras de Valda Costa e para uma história da arte a partir do estudo devir artístico na periferia do campo nacional das artes.

10 de dezembro: O modelo negro no atelier de Victor Meirelles
A partir de uma nova perspectiva em história da arte (Lafont, 2022) é problematizado o anonimato do modelo no atelier do artista Victor Meirelles (1832-1903). Desloca-se a análise do artista para o seu modelo. Busca-se uma interpretação sobre a predileção do artista por temas históricos e o papel atribuído por ele para figuras afro-brasileiras num contexto de crise política, de campanha abolicionista e da emergência de um projeto republicano para a nação brasileira. Resulta dessa análise uma nova interpretação para uma das principais obras de Victor Meirelles e para uma história da arte a partir do estudo sobre os modelos anônimos.

Serviço
O quê: Ciclo de conferências Os modelos negros
Quando: mensalmente, a partir de 13 de agosto de 2025
Onde: Auditório do Museu Victor Meirelles (rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito. Inscrições prévias pelo formulário on-line.

Outras informações no site do Museu Victor Meirelles.