Calendário de Eventos UFSC

fev
27
sex
Pré-Estreia: Documentário Caminhos do Desejo
fev 27@19:00

No dia 27 de fevereiro, às 19h, a Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a pré-estreia gratuita do documentário Caminhos do Desejo, do cineasta Andrey Santiago. O longa-metragem de 85 minutos mergulha na memória e nos arquivos do primeiro filme produzido em solo catarinense: O Preço da Ilusão, de 1957.

O documentário é fruto de um trabalho final do curso de Cinema da UFSC, orientado pela professora Aglair Maria Bernardo e realizado com equipamentos fornecidos pelo Laboratório de Cinematografia (LABCine) e pelo Laboratório de Som (LABSom). Além disso, também houve apoio da Agência de Comunicação da UFSC. A realização do evento de lançamento do documentário conta com apoio da coordenação do curso de Cinema.

O primeiro longa-metragem catarinense contou com a direção de Nilton Nascimento, roteiro de Eglê Malheiros, Salim Miguel e EM Santos e se tornou uma lenda em Santa Catarina. O documentário de Andrey Santiago investiga a história em torno da produção pioneira realizada pelo Grupo Sul em Florianópolis, entrevistando cineastas catarinenses contemporâneos como Zeca Pires, Adriane Canan, Kátia Klock, Maria Emília de Azevedo e Marco Stroisch. Também ouve pesquisadores como Cândido Gazzoni, do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, e um dos participantes de O Preço da Ilusão, o músico Detto.

Embora tenha marcado o início da história cinematográfica do estado, a estreia de O Preço da Ilusão foi considerada um desastre e, com o tempo, a própria obra física acabou se perdendo, salvando-se apenas seus 7 minutos finais. Caminhos do Desejo propõe narrar essa trajetória de desaparecimento, celebrando o que a roteirista Eglê Malheiros definiu como “o fracasso mais criativo e multiplicador de Santa Catarina”.

O filme utiliza uma estética que mescla depoimentos contemporâneos, áudios dos roteiristas, imagens de arquivo e reencenações do roteiro original. A produção executiva é assinada por Luana Ferretti, com direção de produção de Guilherme Cruz, direção de fotografia de Letícia Vitória, desenho e mixagem de Som de Giovana de Mello e trilha sonora original de Conny.

A proposta foi executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc e conta com apoio da Cinemateca Brasileira e do Curso de Cinema da UFSC. O evento de pré-estreia é aberto ao público e representa um momento significativo para a preservação da memória cultural de Santa Catarina. Mais informações no instagram.com/@caminhosdodesejo_doc.