O Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza em 9 de março, sábado, o Rick Foray, um evento de busca a cogumelos e fungos para observar a diversidade e discutir aspectos relacionados ao uso, às pesquisas e à importância dos fungos na natureza. As trilhas acompanhadas começam às 8h, saindo da sede do Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri.
Para participar é preciso preencher o formulário de inscrições até 6 de março e pagar uma taxa de R$ 20. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se mandarem documento da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae). Serão oferecidas frutas para as pessoas inscritas.
Qualquer pessoa interessada em natureza pode participar das trilhas para acompanhar a coleta. Especialistas do Micolab e uma pesquisadora do México vão ajudar nas trilhas e identificar os cogumelos encontrados. A partir das 15h, haverá uma exposição aberta dos cogumelos coletados, que serão identificados. Qualquer pessoa pode ver a exposição, sem necessidade de inscrição.
Especialistas:
Maria Alice Neves – professora da UFSC no departamento de Botânica. Trabalha com identificação de cogumelos e fungos ectomicorrízicos, que se associam às raízes das plantas e ajudam na troca entre plantas e fungos nas florestas.
Julieta Álvarez – professora da Universidad Nacional de Mexico (Unam). Trabalha com identificação e ecologia de fungos associados às raízes de plantas.
Maria Eduarda Borges – doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, pesquisa cogumelos que brilham no escuro.
João Ernzen – graduando em Ciências Biológicas, estuda a diversidade de fungos que se associam às raízes de plantas na restinga.
Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.
Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.
Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Serviço
O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na segunda-feira, 1º de abril, um evento para marcar os 60 anos do golpe militar. Entre as atividades previstas está a reinauguração do memorial Ditadura nunca mais!, às 14h30, entre o Restaurante Universitário e a sede do DCE, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis.
> Confira a programação completa:
9h – Aula Magna do DCE UFSC: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: a UFSC e a luta popular contra o avanço do fascismo, com Cecília Brancher (USP), Luiz Paiva (UFSC) e Gerônimo Machado (UFSC), em frente à reitoria
12h – Assembleia Geral Estudantil, em frente à reitoria
14h30 – Reinauguração do memorial Ditadura Nunca Mais!, entre o RU e o DCE UFSC
16h – concentração na UFSC para o ato em defesa da democracia
18h – ato em defesa da democracia, na Catedral Metropolitana de Florianópolis (Centro)
Para mais informações, acesse o perfil do DCE no Instagram.
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.
O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) promovem, do dia 15 a 16 de abril, o seminário 60 anos do Golpe de 1964: Nem Esquecimento, Nem Anistia.
O primeiro dia do evento será no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Udesc, das 14h às 21h, enquanto o segundo dia do evento ocorrerá no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B da UFSC, das 9h30 às 21h. O evento é aberto ao público, gratuito e dá direito a certificado de 8 horas para os participantes.
A atividade contará com duas conferências, quatro mesas-redondas e uma visita guiada pelo centro de Florianópolis pelos locais de memória da história da ditadura na cidade.
Programação
15 de abril
Local: Auditório Tito Sena, FAED/UDESC
14h – Mesa-redonda 1 – Ditadura, repressão e usos do passado
Coordenação: Mariana Joffily (Udesc/IMDH)
16h – Mesa-redonda 2 – O gênero do golpe e da resistência
Coordenação: Cristina Scheibe Wolff (UFSC)
19h – Conferência de abertura: Ângela Moreira (UFF)
A Justiça Militar e o golpe de 1964
16 de abril
Local: Encontro junto à Figueira da Praça XV
9h30 – Roteiro histórico “Florianópolis nos anos da ditadura”
Coordenação: Beatriz Mamigonian (UFSC)
Local: Auditório do CFH/UFSC, bloco B
14h – Mesa-redonda 3 – Militância, mobilização social e autocracia burguesa durante a ditadura militar
Coordenação: Reinaldo Lohn (Udesc)
16h – Mesa-redonda 4 – Autonomia militar no Brasil contemporâneo: militarismos e militarização
Coordenação: Anaís Passos (UFSC/IMDH)
19h – Conferência de encerramento: Adriana Barreto (UFRRJ)
Sobre pacificação, conciliação e anistia: nós temos muito passado para ruminar
O projeto de extensão Xadrez Aberto da UFSC, do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), organiza uma simultânea de xadrez com o mestre nacional Bruno Orlando Starke. O evento ocorre na próxima quarta-feira, 24 de abril, das 12h às 13h30, na feirinha, em frente ao prédio da Reitoria I, em Florianópolis. Em caso de chuva, será transferido para o varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), podendo ser cancelado conforme a intensidade das chuvas.
Bruno, graduado em Relações Internacionais pela UFSC, é instrutor do Programa de Ensino Enxadristico (PENSE). Com experiência no jogo desde os 6 anos de idade e participação em competições desde os 11 anos. É o atual campeão do circuito catarinense de xadrez rápido. A simultânea de xadrez consiste em enfrentar um número determinado de oponentes simultaneamente em tabuleiros distintos.
Para os interessados em jogar, a sala de xadrez da UFSC está localizada no subsolo do bloco administrativo do CDS e funciona nos seguintes horários:
- Terça-feira: das 16h às 20h
- Quinta-feira: das 16h às 20h30 com aula aberta de xadrez das 18h30 às 20h30 com o professor e mestre nacional de xadrez Jaison Bassani.
- Sexta-feira: das 8h às 12h.
Mais informações através do Instagram.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Trote Ecológico – Integração Ambiental. A atividade ocorre em 27 de abril, das 9h às 13h, na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.
Durante o evento, os participantes se dedicarão à manutenção de uma área de recuperação ambiental na praça do CTC, e aos canteiros de horta e viveiros. Além disso, será realizado um piquenique coletivo. Mais informações no Instagram do NEAmb.
Tecnológico (CTC) de Florianópolis.
*Evento atualizado em 24/4/2024, às 14h42, para inclusão de nova data.
Na próxima segunda-feira, dia 29 de Abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) e o Centro de Desportos (CDS) realizarão aulas abertas no Varandão do Centro de Cultura e Eventos, a partir das 11h. A comunidade da UFSC está convidada a aproveitar as oficinas de dança dos ritmos de samba, forró, jazz funk e danças circulares em homenagem ao dia, ministradas pelo Projeto de Práticas Corporais. Também, às 18h do dia 3 de maio, haverá um bailinho aberto, no mesmo local, para prática das danças a dois. Trata-se de uma oportunidade para curtir e se divertir com a arte da dança nos próximos dias.
29 DE ABRIL, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCven/UFSC:
– 10h30min Lançamento do edital de seleção da Companhia de Dança UFSC Informações em https://secarte.ufsc.br/selecao-de-bailarinos-e-bailarinas-para-formacao-da-companhia-de-danca-ufsc/
– 11h Oficina de Jazz Funk
– 11h30min Oficina de Danças Circulares
– 12h Oficina de Forró
– 12h45min Oficina de Samba
3 DE MAIO, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCEven/UFSC:
– A partir das 18h, Baile Aberto com Oficinas de Forró e Samba: haverá oficinas, a partir das 18h, e em seguida teremos bailinho para prática das danças a dois.
Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) promove uma atividade de recepção aos calouros do semestre letivo 2024.2 nesta quarta-feira, 11 de setembro. Às 12h, antes da apresentação do Projeto 12:30, o reitor da UFSC, professor Irineu Manoel da Silva, e a vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos, estarão no palco para dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade. Em seguida, às 12h30, haverá a apresentação musical de Diogo Nestor (@diogonestor).
O evento ocorrerá no palco montado na Praça da Cidadania da UFSC, no campus de Florianópolis.
Mais informações sobre a recepção aos estudantes na página Calouros UFSC e no Instagram do Projeto 12:30.
Para conhecer mais sobre o Projeto 12:30, acesse aqui.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
A primeira Oficina IFSC Coqueiros-Luz vai ocorrer amanhã, 17 de outubro, a partir das 9h, na orla próxima ao IFSC Continente. A oficina é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Continente), a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) e a Associação de Moradores de Coqueiros (Pró-Coqueiros). O evento também conta com o apoio do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e das ONGs Frutificar Sustentabilidade e Ecoando Sustentabilidade.
A atividade faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC. O objetivo é realizar a limpeza de resíduos na área e o manejo da vegetação exótica invasora da orla, com vistas a recomposição do ecossistema e a implantação do futuro Parque Coqueiros–Luz.
Para participar, é necessário se inscrever individualmente em cada atividade através dos formulários disponíveis na página do IFSC. As vagas são limitadas.
Mais informações no Instagram do Projeto Campus-Parque-Cidade.
Programação:
9h às 12h – Oficina Manejo vegetal
Manejo de espécies exóticas, identificação do Passeio Verde, plantio de espécies nativas
Coordenadores: biólogo Rodrigo KiKo Bungus (Pró- Coqueiros) e professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC
9h30 às 12h – Oficina Bioconstrução
Coleta de lixo para construção de escultura
Coordenador: Juan Mandala
19h às 21h – Diálogo Apresentação do projeto Coqueiros-luz: Reimaginando a orla
Coordenador: professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, dia 11 de novembro, a partir das 17h, a Batalha de Rima – Edição Conhecimento, no hall do no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. A edição contará com duelo de rimas improvisadas entre dois MC’s (rimadores); cypher breaking dance; declamação de poesias de artistas do hip-hop; e microfone aberto (momento livre de declamação, música, roda de conversa, dentre outras manifestações). A atividade é aberta ao público, e as inscrições iniciam às 17h no local.
Esse projeto tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira por meio de atividades artísticas mensais na UFSC, relacionadas ao mundo do hip-hop. “É um movimento diverso, com raízes na cultura preta da América. A Batalha do Conviva tem como fundamento a luta antirracista e o pertencimento da arte negra às expressões urbanas, pois o Hip-hop dialoga com os direitos sociais brasileiros”.
Dentre as atividades do Coletivo, destacam-se a promoção e a divulgação da cultura hip-hop na Universidade, com a apresentação de batalhas de rima, grafite, poesia, dança e oficinas, além de fortalecimento dos laços entre a comunidade universitária e a população da cidade de Florianópolis, por meio de atividades culturais públicas, gratuitas e de qualidade no espaço do Campus Trindade.
Mais informações no perfil @batalhadoconviva.
O Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Micolab/UFSC), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Restaurante Porongo e do Treelos Cogu & Cia. e Fermentaria, promove o evento Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos. O evento ocorrerá em 15 de março, sábado, com início às 8h no Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri. A inscrição tem valor de R$ 40,00 e pode ser realizada até 10 de março. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se enviarem documento da PRAE.
A manhã é reservada para as pessoas que fizerem inscrição e desejam fazer a trilha para observação e busca de fungos. A partir das 13h30, o evento é aberto e ocorre a exposição de cogumelos coletados durante a manhã. Às 14h, haverá uma palestra sobre cogumelos comestíveis e fungos com a professora Maria Alice Neves e uma ‘cogustação’ com petiscos elaborados pela chef Hannah Fontel do Restaurante Porongo. Serão discutidos aspectos da Funga da Ilha de Santa Catarina e aspectos importantes sobre a conservação de fungos e dos ambientes onde eles crescem, com espaço para perguntas e trocas de informações entre as pessoas participantes.
A participação dá direito a certificado de oito horas de atividade científico-cultural. Inscrições e mais informações podem ser encontradas na página do Instagram do Micolab.
O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, todas as quartas-feiras do semestre letivo, a partir do dia 26 de março, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio.
A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.
Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.
Sobre o Observatório
O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.
Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.
Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail