Calendário de Eventos UFSC

Jul
10
Thu
Performance: ‘La Phénix’
Jul 10@15:00

O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a performance La Phénix, no dia 10 de julho, às 15h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos. O evento é resultado de pesquisas desenvolvidas na disciplina Performance III, sob coordenação da professora Dirce Waltrick.

A apresentação é uma releitura da performance La Bête, do artista e performer brasileiro Wagner Schwartz, em diálogo com a obra Bichos, da artista Lygia Clark.

Os estudantes de Artes Cênicas Michel Jonathan e Verônica Chalni assinam a adaptação da performance. Michel será o responsável pela execução em cena.

Aug
20
Wed
6ª edição do ‘Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias’
Aug 20 dia inteiro

O Ebó Epistêmico, em parceria com o Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) e o Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), promove, no dia 20 de agosto, a sexta edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento. O evento irá ocorrer nos espaços do Centro De Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nesta edição, serão abordados temas referentes à aula “Teatro Experimental do Negro (TEN) e Projeto Unesco”, que trata do contexto de mobilização de artistas negros na elaboração de um modo afrocentrado de produção teatral através do TEN. Liderado por Abdias do Nascimento em companhia de figuras como Léa Garcia, Ruth de Souza e Guerreiro Ramos, o TEN teve grande importância política na sua época de maior atuação, entre os anos 1944 e 1968.

Ebó Epistêmico é um projeto de pesquisa, ensino e extensão coordenado pelas professoras Flávia Medeiros Santos, Alexandra Eliza Vieira Alencar e Thainá Castro Costa, que visa a transposição didática dos conteúdos ministrados na disciplina Estudos Afro-Brasileiros para a comunidade universitária e a sociedade em geral. A disciplina é obrigatória no currículo da Licenciatura do curso de Ciências Sociais da UFSC.

Para mais informações, acesse o Instagram do Ebó Epistêmico e o site do evento.