Calendário de Eventos UFSC

Jun
27
Fri
Exibição e debate: ‘A substância’
Jun 27@19:00 – 22:00

O projeto de extensão Cine Ata-me, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS),  do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terá uma edição especial com o Núcleo de Estudos em Ensino, Neurodiversidade e Arte (NENA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o encontro Nena Em Cena é aberto a comunidade. Haverá exibição do filme A substância, de Coralie Fargeat, com posterior debate.

O encontro será na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 19h, no Auditório do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.

O evento tem o propósito de promover debates sobre saúde mental, enquanto um tema sensível para se pensar na produção social da identidade e da diferença. De acordo com os organizadores, o tema da saúde mental tornou-se urgente para os campos da Educação e da Saúde, principalmente após a pandemia da Covid-19.

Para mais informações acesse a página oficial do museu.

Jul
14
Mon
Batalha do Conviva – Seletiva Regional Conhecimento
Jul 14@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 14 de julho, a partir das 18h, a seletiva regional para a Batalha do Conhecimento – Floripa, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Florianópolis. A programação do evento apresentará discotecagem, Rua Declama e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.

A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

>> Programação

18h | Discotecagem com @glazer_excuse e @djmakalrj
20h | Rua Declama
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 40s)

>> Premiação

1º lugar: livro + vaga para o regional de conhecimento
2º lugar: livro

>> Inscrições

Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras

Aug
20
Wed
6ª edição do ‘Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias’
Aug 20 dia inteiro

O Ebó Epistêmico, em parceria com o Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) e o Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), promove, no dia 20 de agosto, a sexta edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento. O evento irá ocorrer nos espaços do Centro De Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nesta edição, serão abordados temas referentes à aula “Teatro Experimental do Negro (TEN) e Projeto Unesco”, que trata do contexto de mobilização de artistas negros na elaboração de um modo afrocentrado de produção teatral através do TEN. Liderado por Abdias do Nascimento em companhia de figuras como Léa Garcia, Ruth de Souza e Guerreiro Ramos, o TEN teve grande importância política na sua época de maior atuação, entre os anos 1944 e 1968.

Ebó Epistêmico é um projeto de pesquisa, ensino e extensão coordenado pelas professoras Flávia Medeiros Santos, Alexandra Eliza Vieira Alencar e Thainá Castro Costa, que visa a transposição didática dos conteúdos ministrados na disciplina Estudos Afro-Brasileiros para a comunidade universitária e a sociedade em geral. A disciplina é obrigatória no currículo da Licenciatura do curso de Ciências Sociais da UFSC.

Para mais informações, acesse o Instagram do Ebó Epistêmico e o site do evento.