Calendário de Eventos UFSC

jun
30
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

 

jul
2
qua
Webinário ‘Conexões UFSC: Internacionalização na prática’
jul 2@14:00

O quarto episódio do webinário Conexões UFSC: internacionalização na prática será transmitido ao vivo nesta quarta-feira, 2 de julho, às 14h, e terá como tema A UFSC e os estudos latino-americanos na internacionalização universitária. A transmissão pode ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.

A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.

Nesta edição, a diretora da Sinter, Fernanda Leal, e os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com os convidados do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da UFSC, representado por seu presidente, professor Nildo Ouriques, pela jornalista e pesquisadora do Instituto, Elaine Tavares, e pelo secretário, Maicon Cláudio da Silva. A abertura da entrevista será realizada pelo secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, que dará início ao bate-papo que busca conhecer a internacionalização promovida pelo IELA, abordando tópicos como o histórico do Instituto, os convênios internacionais que administram, a política linguística e as formas de integração de novos membros ao Instituto.

Para conhecer mais sobre a série Conexões UFSC, acesse a página da Sinter.

Sobre os convidados

Nildo Ouriques é presidente do IELA e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC. É doutor em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), tendo realizado licença-capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina. Já ministrou diversos cursos com a temática de pensamento crítico, estando presente na Universidade Nacional de Tucuman (na Argentina), na Unam, na Universidade Bolivariana (na Venezuela), na Universidade Simón Bolivar de Quito (no Equador), na Universidade de Padova (na Itália) e uma gama diversa de universidades brasileiras. Sua experiência concentra-se na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente no que tange a análise das transformações do capitalismo contemporâneo e da dependência dos países latino-americanos. Além disso, desenvolve tanto estudos sobre a relação entre o marxismo e o nacionalismo na tradição marxista europeia e nos países da periferia latino-americana, quanto sobre o capitalismo dependente rentístico na América Latina, sobretudo, no Brasil. 

Elaine Tavares é jornalista, pesquisadora do IELA e técnica administrativa em educação na UFSC. Possui graduação em Jornalismo, especialização em Psicologia da Comunicação e doutorado em Serviço Social, todas tituladas pela UFSC. É mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Apresenta experiência na área de comunicação, com ênfase em reportagem, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, reportagem, América Latina, povos originários, excluídos, jornalismo popular e movimentos populares.

Por fim, Maicon Cláudio da Silva é secretário do IELA e técnico administrativo em educação na UFSC. Possui bacharelado em Ciências Econômicas e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Economia, com ênfase na área de Economia Política e História Econômica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como editor técnico da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos (Rebela). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, intercâmbio para técnico-administrativos na Universidade de São Francisco Xavier, na Bolívia, licença-capacitação no Centro de Estudos Latino-Americanos (Cela) da Unam, e Colaboração Técnica no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui, como principais áreas de interesse, Economia Política, Teoria Marxista da Dependência, Economia da América Latina e História Econômica.

Sobre o IELA

O IELA foi criado em 19 de julho de 2006, sendo antecedido pelo Observatório Latino-Americano (OLA), fundado em 7 de julho de 2004. A partir de sua efetivação, a UFSC passou a ser um ponto de referência no que tange o debate da integração latino-americana, representando avanços em termos econômicos, culturais e institucionais. Os principais compromissos do Instituto são o pensamento próprio, o debate antieurocêntrico e a reflexão anticapitalista, direcionados a partir da assessoria, do intercâmbio, da comunicação, da formação, da extensão, da pesquisa e da pós-graduação.

jul
9
qua
Oficina de pesquisa: Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo
jul 9@18:00

O Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (Negpei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas de pesquisa em 9 e 10 de julho, quarta e quinta-feira. Realizadas de maneira remota, pela ConferênciaWeb e pelo Zoom, as oficinas Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivoEntrevistas como instrumento de pesquisa são gratuitas e abertas ao público.

Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo, com Gabriel Leonhardt Daroit (PPGEEI/UFRGS)

Na quarta-feira, 9 de julho, às 18h, o Negpei promove uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa NVivo. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS).

A oficina ocorre pela plataforma ConferênciaWeb.

Entrevistas como instrumento de pesquisa, com Alessandra Jungs de Almeida (Massachusetts Institute of Technology – MIT)

Na quinta-feira, 10 julho, às 11h, o Negpei convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, ministrada pela pesquisadora do Núcleo Alessandra Jungs de Almeida.

A atividade será realizada pela plataforma Zoom.

Mais informações no site do Negpei.

jul
10
qui
Oficina de pesquisa: Entrevistas como instrumento de pesquisa
jul 10@11:00

Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (Negpei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas de pesquisa em 9 e 10 de julho, quarta e quinta-feira. Realizadas de maneira remota, pela ConferênciaWeb e pelo Zoom, as oficinas Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo e Entrevistas como instrumento de pesquisa são gratuitas e abertas ao público.

Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo, com Gabriel Leonhardt Daroit (PPGEEI/UFRGS)

Na quarta-feira, 9 de julho, às 18h, o Negpei promove uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa NVivo. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS).

A oficina ocorre pela plataforma ConferênciaWeb.

Entrevistas como instrumento de pesquisa, com Alessandra Jungs de Almeida 

Na quinta-feira, 10 julho, às 11h, o Negpei convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, ministrada pela pesquisadora do Núcleo Alessandra Jungs de Almeida.

A atividade será realizada pela plataforma Zoom.

Mais informações no site do Negpei.

jul
21
seg
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 21 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
jul
22
ter
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 22 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
jul
23
qua
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 23 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
jul
24
qui
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 24 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
jul
25
sex
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 25 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
ago
19
ter
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 19 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
20
qua
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 20 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
21
qui
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 21 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
22
sex
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 22 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.