Calendário de Eventos UFSC

Jun
30
Mon
2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
Jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

 

Jul
1
Tue
Teatro ‘A sesta da terça-feira’
Jul 1@21:00 – 22:00

A turma da disciplina Atuação III, do curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta nesta terça-feira, 8 de julho, às 21h, a peça teatral A sesta da terça-feira no Teatro Carmen Fossari. O espetáculo é gratuito e tem classificação indicativa de 10 anos. Os espectadores poderão retirar os ingressos no Departamento Artístico Cultural (DAC) até trinta minutos antes do início da apresentação.

Sinopse

Imersos na dinâmica de povoados periféricos, caracterizados pela desigualdade social, pela violência e pelo desamparo, as personagens lutam pela sobrevivência material mais imediata, sem negligenciar a dignidade do existir. Princípios éticos se chocam com o moralismo religioso que captura as subjetividades de comunidades interioranas. Neste contexto, uma mãe, uma avó e uma irmã realizam uma travessia para dar ao “seu morto” uma passagem digna. Saindo de sua cidade natal, desembarcam no povoado no qual Carlos Centeno Ayala foi assassinado por roubar comida, enfrentando as tensões morais da comunidade. Inspirado no conto homônimo de Gabriel García Márquez, o espetáculo A sesta da terça-feira convida a um exercício ético do pensar a ação humana.

Para mais informações, acesse o programa do espetáculo.

Ficha Técnica

Direção e Orientação: Priscila Genara Padilha;
Supervisão de Análise Ativa: Nair D’Agostini;
Elenco: Daniele Cristina Nass, Darlan Gebing Scheid, Helena Pereira de Castro Maradei, Malena Karine Monteiro Pinheiro, Maria Luiza Seidler Bastos, Mônica Medeiros da Silva, Rafael da Silva Marcelino, Viviane Andrade Souza, Yoli Krigsi de Oliveria;
Duração aproximada: 45 minutos.

Serviço

O quê: Peça teatral A sesta da terça-feira;
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 21h;
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC;
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca;
Informações: priscila.genara@ufsc.br | Programa do espetáculo.

Jul
10
Thu
Performance: ‘La Phénix’
Jul 10@15:00

O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a performance La Phénix, no dia 10 de julho, às 15h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos. O evento é resultado de pesquisas desenvolvidas na disciplina Performance III, sob coordenação da professora Dirce Waltrick.

A apresentação é uma releitura da performance La Bête, do artista e performer brasileiro Wagner Schwartz, em diálogo com a obra Bichos, da artista Lygia Clark.

Os estudantes de Artes Cênicas Michel Jonathan e Verônica Chalni assinam a adaptação da performance. Michel será o responsável pela execução em cena.

Jul
28
Mon
2º Colóquio IEG de Pesquisas – Mulheres negras: narrativas e relações
Jul 28@19:00 – 21:00

No dia 28 de julho de 2025, às 19 horas, será realizado o quarto encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, com o tema Mulheres negras: narrativas e relações. O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do IEG e reunirá pesquisadoras que investigam as interseções entre raça, gênero, cuidado, subjetividade e afetividade nas experiências de mulheres negras.

A mediação ficará a cargo da professora Leslie Sedrez Chaves, docente do Departamento de Jornalismo da UFSC e pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade da universidade. Jornalista formada pela Unijuí, mestre pela UFRGS e doutora pela Unisinos, com estágio doutoral na Universidad Rey Juan Carlos (Espanha), a professora Leslie desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação étnica, movimentos sociais negros e mídias, com forte atuação nos Estudos Culturais. Além disso, coordena projetos de extensão e tem ampla experiência em rádio, televisão e mídia impressa.

A primeira apresentação será realizada por Glaucia Helena de Paula Santiago, doutora em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), com a pesquisa Narrativas sobre racismo e sofrimento psíquico – um olhar sobre vídeos compartilhados online. A partir de entrevistas com mulheres negras que assistem a vídeos sobre racismo e saúde mental produzidos por outras mulheres negras no YouTube, a pesquisa propõe uma reflexão sobre os efeitos subjetivos do racismo à brasileira e sobre como a circulação de narrativas digitais pode contribuir para o letramento racial e a politização do sofrimento psíquico, criando espaços de acolhimento e resistência.

Em seguida, Klaissa Verônica dos Santos Anderson, mestre em Educação pela UFRGS, trará a apresentação Interseccionalidades e relações afetivas de gêneros em aplicativos digitais: vai dar match ou erro de conexão?. A pesquisa analisa as experiências de mulheres negras em plataformas de relacionamento, discutindo como questões de estética, colorismo e hipersexualização impactam suas vivências afetivas. A partir de uma abordagem decolonial e do relato das próprias participantes, o estudo evidencia os efeitos do racismo estrutural nas dinâmicas afetivas mediadas por algoritmos e padrões hegemônicos de beleza.

Por último, Camila Trindade Coelho, doutoranda em Enfermagem pela UFSC, apresenta a pesquisa Mulheres negras cuidadoras familiares: reflexões interseccionais para a enfermagem. O trabalho discute as múltiplas dimensões do cuidado exercido por mulheres negras no ambiente doméstico, analisando as sobreposições de gênero, raça e classe que afetam suas trajetórias e subjetividades. A pesquisa, de caráter qualitativo, parte das vivências de mulheres atendidas pelo serviço Melhor em Casa, buscando compreender o impacto do racismo estrutural e da desigualdade de gênero sobre o cotidiano e a saúde física e emocional dessas cuidadoras.

As inscrições para obtenção de certificado pela UFSC estão abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral, devendo ser realizadas através do Inscrições UFSC. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. Mais informações no e-mail estudosdegenero@gmail.com.

Jul
29
Tue
XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
Jul 29 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

Jul
30
Wed
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
Jul 30 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.

A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
Jul 30 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

Jul
31
Thu
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
Jul 31 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.

A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
Jul 31 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

Aug
1
Fri
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
Aug 1 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.

A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
Aug 1 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

Aug
2
Sat
XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
Aug 2 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

Aug
19
Tue
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
Aug 19 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

Aug
20
Wed
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
Aug 20 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

Aug
21
Thu
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
Aug 21 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

Aug
22
Fri
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
Aug 22 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

Oct
9
Thu
23° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina
Oct 9 dia inteiro

Ocorre entre 9 e 11 de outubro, o 23º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, em conjunto com a 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica em parceria com o Conselho Federal e Regional de Farmácia, será presidido pelo professor Alexandre Sherlley Casimiro Onofre, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC).

As inscrições estão disponíveis no site do congresso e ficam abertas até o último dia do evento. Os valores para inscrição variam de acordo com o lote e a categoria (profissionais sócios e não sócios, e estudantes de graduação e pós-graduação).

Reunindo mais de 500 participantes, entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, médicos, estudantes e empresários, o congresso contará com conferências e discussões de casos com especialistas renomados, seminários práticos de lâminas, minicursos para aprimorar habilidades técnicas, apresentações de estudos de caso e temas livres, destacando as últimas inovações e descobertas, além de sessões interativas para troca de experiências entre congressistas e palestrantes. Durante o congresso, também será realizada a Prova de Título de Especialista em Citologia Clínica.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

Oct
10
Fri
23° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina
Oct 10 dia inteiro

Ocorre entre 9 e 11 de outubro, o 23º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, em conjunto com a 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica em parceria com o Conselho Federal e Regional de Farmácia, será presidido pelo professor Alexandre Sherlley Casimiro Onofre, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC).

As inscrições estão disponíveis no site do congresso e ficam abertas até o último dia do evento. Os valores para inscrição variam de acordo com o lote e a categoria (profissionais sócios e não sócios, e estudantes de graduação e pós-graduação).

Reunindo mais de 500 participantes, entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, médicos, estudantes e empresários, o congresso contará com conferências e discussões de casos com especialistas renomados, seminários práticos de lâminas, minicursos para aprimorar habilidades técnicas, apresentações de estudos de caso e temas livres, destacando as últimas inovações e descobertas, além de sessões interativas para troca de experiências entre congressistas e palestrantes. Durante o congresso, também será realizada a Prova de Título de Especialista em Citologia Clínica.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

Oct
11
Sat
23° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina
Oct 11 dia inteiro

Ocorre entre 9 e 11 de outubro, o 23º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, em conjunto com a 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica em parceria com o Conselho Federal e Regional de Farmácia, será presidido pelo professor Alexandre Sherlley Casimiro Onofre, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC).

As inscrições estão disponíveis no site do congresso e ficam abertas até o último dia do evento. Os valores para inscrição variam de acordo com o lote e a categoria (profissionais sócios e não sócios, e estudantes de graduação e pós-graduação).

Reunindo mais de 500 participantes, entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, médicos, estudantes e empresários, o congresso contará com conferências e discussões de casos com especialistas renomados, seminários práticos de lâminas, minicursos para aprimorar habilidades técnicas, apresentações de estudos de caso e temas livres, destacando as últimas inovações e descobertas, além de sessões interativas para troca de experiências entre congressistas e palestrantes. Durante o congresso, também será realizada a Prova de Título de Especialista em Citologia Clínica.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

Oct
29
Wed
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental
Oct 29 dia inteiro

Foto: Divulgação/SeCArtE/UFSC

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.