A 2ª Caminhada Fotográfica para a Diversidade de Gênero no Wikimedia Commons ocorre em 21 de junho, sábado, às 9h, no Centro de Florianópolis. O evento tem como objetivo revisitar memórias LGBTQIAPN+ e produzir fotos que serão carregadas no Wikimedia Commons no contexto do projeto Mais Teoria da História na Wiki. É organizado pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e pelo Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (Nepemi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Wikimedia LGBT+.
A iniciativa busca visibilizar a história, politizar e criar memória visual coletiva. Todas as fotos enviadas participarão de um concurso com premiação entre os participantes. A atividade vale como extensão da UFSC, com direito a certificado. As inscrições estão abertas até 20 de junho e podem ser feitas por meio de formulário.
Confira a programação:
9h – 9h10: Boas-vindas e apresentações.
9h10 – 9h20: Capacitação sobre o Wikimedia Commons e seu aplicativo.
9h20 – 11h30: Caminhada fotográfica com carregamento das fotos tiradas pelas pessoas participantes usando celular.
11h30 – 12h00: Momento de compartilhar suas impressões e finalização da atividade.
- ADEH – Nostro Mundo (1993) e FAÇA – Fundação Açoriana de Combate à SIDA (1991): organizações não governamentais que atuam na luta por Direitos Humanos, especialmente em relação ao HIV, à população trans e às trabalhadoras do sexo.
- Conselho Municipal de Direitos das Pessoas Lésbicas, Bissexuais, Gays, Transexuais e Travestis da Prefeitura de Florianópolis.
- CMDLGBT (2015): conquista do movimento LGBT+ da cidade para implementação de políticas públicas.
- Praça XV: centro ao redor do qual se formaram territórios LGBT+ nas décadas de 1970 e 1980, também foi palco de diversos carnavais.
- Avenida Hercílio Luz (Antigo Roma Bar, décadas de 1970 a 2010 e bodegas mais recentes como La Kahlo).
- Escadaria do Rosário: primeira tentativa de uma Parada Gay em Floripa (1998, 6 pessoas), último local de realização de Ballroom na Maratona Cultural (2024).
- Ambulatório Trans (2015): conquista do movimento trans de Florianópolis no que se refere ao direito à saúde dessa população.
- Largo da Alfândega: local de encontro de várias mobilizações e manifestações relacionadas às pautas LGBT+ e feministas.
Mais informações no site do LEGH.

Projeção na cúpula do Planetário mostra uma faixa mais iluminada, que é uma porção de nossa galáxia, a Via Láctea. Constelações estão espalhadas pela cena, como a de Touro e de Órion, assim como o aglomerado das Plêiades visível à esquerda. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC
O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgam as atividades gratuitas previstas para esta quarta-feira, 2 de julho, no campus da UFSC na Trindade, em Florianópolis.
Em caso de chuva ou céu nublado, estarão mantidas as atividades de sessão infantil, sessão de Planetário e as palestras. O limite de lotação das sessões é de 39 pessoas por sessão de Planetário, com vagas preenchidas por ordem de chegada.
Programação
Das 11h30 às 12h30: Observação solar aberta ao público.
Local: Feirinha da UFSC, em frente à Reitoria.
Das 18h30 às 21h30: Observatório Astronômico.
Às 18h30: Seminário A microgravidade na Estação Espacial Internacional na sala de aula do Planetário, apresentado por Maria Eduarda Ramos Pedro, Graduanda em Física (UFSC).
Resumo: Ao contrário do que podemos ler ou ver por aí, a Estação Espacial Internacional não está livre da ação da força da gravidade. Ao invés de força gravitacional nula (termo comumente utilizado para descrever a gravidade na EEI), os astronautas enfrentam, na verdade, a microgravidade. Neste seminário, será abordada a física por trás do conceito de microgravidade.
Duração: 45 minutos.
Às 18h30: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.
Às 19h: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.
Às 19h30: Sessão de Planetário O que veremos no céu hoje?.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40min.
O Observatório Astronômico da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, por meio da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento e, portanto, a observação com detalhes de planetas, da Lua, de aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e até do Sol. Para saber mais, veja o que podemos observar.
Mais informações pelo site observatorio.ufsc.br, pelo Instagram ou pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme The Phoenician Scheme, de Wes Anderson, na sexta-feira, 4 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.
Com roteiro de Wes Anderson e Roman Coppola, a comédia com toques de thriller tem 1h41min de duração e é indicada para maiores de 14 anos. O elenco inclui Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera, Riz Ahmed, Willem Dafoe, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bill Murray, entre outros.
Na trama, o excêntrico magnata Zsa-Zsa Korda sobrevive ao seu sexto acidente de avião e decide nomear sua filha, a freira Liesl, como herdeira de sua fortuna. Juntos, eles viajam pelo mundo em busca de parcerias para consolidar um ambicioso empreendimento global — o “Esquema de Infraestrutura Fenício Korda Terra e Mar”. No entanto, a proposta logo atrai a atenção de espiões, terroristas e assassinos.
Mais informações no Instagram do projeto.
O Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove em 5 de julho uma oficina de orientação profissional. A atividade é voltada a estudantes e recém formados no Ensino Médio, vestibulandos e jovens que precisam de auxílio para escolher uma carreira profissional.
As vagas são limitadas. Interessados devem se inscrever pelo formulário on-line até 2 de julho. A oficina será realizada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, das 8h30 às 11h30.
Mais informações pelo Instagram
Serviço
O quê: Oficina de orientação profissional
Quando: sábado, 5 de julho de 2025, das 8h30 às 11h30
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 440)
Inscrições: até 2 de julho de 2025, pelo formulário on-line
O Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (Negpei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas de pesquisa em 9 e 10 de julho, quarta e quinta-feira. Realizadas de maneira remota, pela ConferênciaWeb e pelo Zoom, as oficinas Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo e Entrevistas como instrumento de pesquisa são gratuitas e abertas ao público.
Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo, com Gabriel Leonhardt Daroit (PPGEEI/UFRGS)
Na quarta-feira, 9 de julho, às 18h, o Negpei promove uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa NVivo. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS).
A oficina ocorre pela plataforma ConferênciaWeb.
Entrevistas como instrumento de pesquisa, com Alessandra Jungs de Almeida (Massachusetts Institute of Technology – MIT)
Na quinta-feira, 10 julho, às 11h, o Negpei convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, ministrada pela pesquisadora do Núcleo Alessandra Jungs de Almeida.
A atividade será realizada pela plataforma Zoom.
Mais informações no site do Negpei.
Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.
A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.
O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.
A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.
Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.
O Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (Negpei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas de pesquisa em 9 e 10 de julho, quarta e quinta-feira. Realizadas de maneira remota, pela ConferênciaWeb e pelo Zoom, as oficinas Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo e Entrevistas como instrumento de pesquisa são gratuitas e abertas ao público.
Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo, com Gabriel Leonhardt Daroit (PPGEEI/UFRGS)
Na quarta-feira, 9 de julho, às 18h, o Negpei promove uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa NVivo. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS).
A oficina ocorre pela plataforma ConferênciaWeb.
Entrevistas como instrumento de pesquisa, com Alessandra Jungs de Almeida
Na quinta-feira, 10 julho, às 11h, o Negpei convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, ministrada pela pesquisadora do Núcleo Alessandra Jungs de Almeida.
A atividade será realizada pela plataforma Zoom.
Mais informações no site do Negpei.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.
A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.
A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.
A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.