Calendário de Eventos UFSC

jun
27
sex
CineBuñuel: ‘Hugo Blanco, Río Profundo’
jun 27@19:00 – 22:00

O projeto CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarana (UFSC), exibe o documentário peruano Hugo Blanco, Río Profundo nesta sexta-feira, 27 de junho, às 19h. A exibição ocorre na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O documentário peruano, lançado em 2019 e dirigido por Malena Martínez, fala sobre a vida e a luta do ativista camponês peruano Hugo Blanco. O filme combina entrevistas e material de arquivo para mostrar seu compromisso com os direitos dos camponeses e seu papel na reforma agrária no Peru, assim como seu posterior ativismo em defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas.

A exibição do documentário faz parte do Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as lutas das coletividades e suas estratégias de organização e resistência. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, cultura e história.

Mais informações no Instagram do projeto ou pelo e-mail projetocinebunuel@gmail.com

jul
1
ter
Teatro ‘A sesta da terça-feira’
jul 1@21:00 – 22:00

A turma da disciplina Atuação III, do curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta nesta terça-feira, 8 de julho, às 21h, a peça teatral A sesta da terça-feira no Teatro Carmen Fossari. O espetáculo é gratuito e tem classificação indicativa de 10 anos. Os espectadores poderão retirar os ingressos no Departamento Artístico Cultural (DAC) até trinta minutos antes do início da apresentação.

Sinopse

Imersos na dinâmica de povoados periféricos, caracterizados pela desigualdade social, pela violência e pelo desamparo, as personagens lutam pela sobrevivência material mais imediata, sem negligenciar a dignidade do existir. Princípios éticos se chocam com o moralismo religioso que captura as subjetividades de comunidades interioranas. Neste contexto, uma mãe, uma avó e uma irmã realizam uma travessia para dar ao “seu morto” uma passagem digna. Saindo de sua cidade natal, desembarcam no povoado no qual Carlos Centeno Ayala foi assassinado por roubar comida, enfrentando as tensões morais da comunidade. Inspirado no conto homônimo de Gabriel García Márquez, o espetáculo A sesta da terça-feira convida a um exercício ético do pensar a ação humana.

Para mais informações, acesse o programa do espetáculo.

Ficha Técnica

Direção e Orientação: Priscila Genara Padilha;
Supervisão de Análise Ativa: Nair D’Agostini;
Elenco: Daniele Cristina Nass, Darlan Gebing Scheid, Helena Pereira de Castro Maradei, Malena Karine Monteiro Pinheiro, Maria Luiza Seidler Bastos, Mônica Medeiros da Silva, Rafael da Silva Marcelino, Viviane Andrade Souza, Yoli Krigsi de Oliveria;
Duração aproximada: 45 minutos.

Serviço

O quê: Peça teatral A sesta da terça-feira;
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 21h;
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC;
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca;
Informações: priscila.genara@ufsc.br | Programa do espetáculo.

jul
9
qua
Meditação com cânticos budistas e tradução em Libras
jul 9@19:30 – 21:30

Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.

O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.

A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do  Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.

Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.

jul
10
qui
Performance: ‘La Phénix’
jul 10@15:00

O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a performance La Phénix, no dia 10 de julho, às 15h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos. O evento é resultado de pesquisas desenvolvidas na disciplina Performance III, sob coordenação da professora Dirce Waltrick.

A apresentação é uma releitura da performance La Bête, do artista e performer brasileiro Wagner Schwartz, em diálogo com a obra Bichos, da artista Lygia Clark.

Os estudantes de Artes Cênicas Michel Jonathan e Verônica Chalni assinam a adaptação da performance. Michel será o responsável pela execução em cena.