Calendário de Eventos UFSC

jul
9
qua
Meditação com cânticos budistas e tradução em Libras
jul 9@19:30 – 21:30

Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.

O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.

A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do  Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.

Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.

set
13
sáb
UFSC Joinville: Maratona de Programação da SBC, primeira fase
set 13 dia inteiro

Campus da UFSC em Joinville (Foto: Acervo Agecom)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Joinville, sediará a primeira fase da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que acontece no dia 13 de setembro. O evento reunirá ao menos 50 equipes formadas por estudantes de graduação de universidades do leste de Santa Catarina e do Paraná, em uma disputa que testa habilidades de programação, lógica e trabalho em equipe.

O evento é organizado pela equipe de competição CEMCodes, coordenada pelos professores Ricardo José Pfitscher e Benjamin Grando Moreira, ambos do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville da UFSC. O objetivo é selecionar os melhores times para a fase nacional da Maratona, que será realizada em São Paulo.

O evento em Joinville será a Fase Um da Maratona da SBC. A Fase Zero ocorreu em 24 de maio. A participação na Fase Zero foi gratuita e os melhores colocados ganharam a inscrição para a Fase Um, os demais deverão pagar a inscrição. A Maratona faz parte de um circuito nacional promovido pela SBC e tem se consolidado como um importante espaço de desenvolvimento acadêmico e técnico para estudantes da área de Computação. Todos os participantes receberão certificados emitidos pela SBC.

Fase Zero

Como preparação para esta fase, a equipe CEMCodes participou da Fase Zero da Maratona, realizada online em 24 de maio. Três equipes representaram a UFSC Joinville, com destaque para o time Habemus Accepted, que resolveu sete problemas e conquistou a segunda colocação entre os times de Santa Catarina e o sexto lugar na região Sul, competindo com 108 equipes. Confira o placar nacional com todas as equipes que participaram.

Mais informações sobre a Maratona de Programação da SBC estão disponíveis no site oficial do evento: maratona.sbc.org.br