Calendário de Eventos UFSC

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Exibição e debate: ‘A substância’
jun 27@19:00 – 22:00

O projeto de extensão Cine Ata-me, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS),  do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terá uma edição especial com o Núcleo de Estudos em Ensino, Neurodiversidade e Arte (NENA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o encontro Nena Em Cena é aberto a comunidade. Haverá exibição do filme A substância, de Coralie Fargeat, com posterior debate.

O encontro será na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 19h, no Auditório do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.

O evento tem o propósito de promover debates sobre saúde mental, enquanto um tema sensível para se pensar na produção social da identidade e da diferença. De acordo com os organizadores, o tema da saúde mental tornou-se urgente para os campos da Educação e da Saúde, principalmente após a pandemia da Covid-19.

Para mais informações acesse a página oficial do museu.

jun
30
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Palestra online ‘Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação’
jun 30@15:00 – 17:00

A palestra online Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação ocorre em 30 de junho, das 15h às 17h. O evento faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos professores Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. A palestra será ministrada pelo professor Elder Corrêa Leopoldino, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas até 27 de junho, às 12h.

A iniciativa tem como objetivo apresentar, de forma prática e acessível, como a química pode ser usada como ferramenta de transformação de resíduos, promovendo aprendizado, consciência ambiental e desenvolvimento de soluções locais. A partir de projetos desenvolvidos com alunos no contexto de iniciação científica e projeto integrador, são apresentados exemplos que envolvem a produção de materiais adsorventes a partir de resíduos como erva-mate e bitucas de cigarro, formulação de bioplásticos com casca de batata e caroço de abacate, tintas naturais feitas com repolho roxo, cremes cosméticos utilizando borra de café e produtos com amido extraído de caroço de manga.

O encontro propõe uma reflexão sobre como práticas simples de pesquisa aplicada, quando bem orientadas, podem despertar o interesse dos alunos, integrar disciplinas e impactar diretamente a comunidade. O uso da iniciação científica no ensino médio, em especial, tem se mostrado uma estratégia para trabalhar competências como pensamento crítico, protagonismo estudantil, resolução de problemas e o conteúdo curricular de forma significativa.

O link de acesso será disponibilizado via e-mail no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento. Público alvo são os alunos dos Ensino Médio e comunidade em geral. Dependendo da demanda de inscritos, as inscrições serão homologadas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.

Para realizar a inscrição, acesse o formulário on-line.