Calendário de Eventos UFSC

jun
21
sáb
2ª Caminhada Fotográfica para a Diversidade de Gênero no Wikimedia Commons
jun 21@9:00

A 2ª Caminhada Fotográfica para a Diversidade de Gênero no Wikimedia Commons ocorre em 21 de junho, sábado, às 9h, no Centro de Florianópolis. O evento tem como objetivo revisitar memórias LGBTQIAPN+ e produzir fotos que serão carregadas no Wikimedia Commons no contexto do projeto Mais Teoria da História na Wiki. É organizado pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e pelo Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (Nepemi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Wikimedia LGBT+.

A iniciativa busca visibilizar a história, politizar e criar memória visual coletiva. Todas as fotos enviadas participarão de um concurso com premiação entre os participantes. A atividade vale como extensão da UFSC, com direito a certificado. As inscrições estão abertas até 20 de junho e podem ser feitas por meio de formulário.

Confira a programação:

9h – 9h10: Boas-vindas e apresentações.
9h10 – 9h20:  Capacitação sobre o Wikimedia Commons e seu aplicativo.
9h20 – 11h30: Caminhada fotográfica com carregamento das fotos tiradas pelas pessoas participantes usando celular.
11h30 – 12h00: Momento de compartilhar suas impressões e finalização da atividade.

O roteiro da caminhada está planejado para durar 3h, compreendendo oito pontos de parada que podem apenas sofrer alteração na ordem:
  1. ADEH – Nostro Mundo (1993) e FAÇA – Fundação Açoriana de Combate à SIDA (1991): organizações não governamentais que atuam na luta por Direitos Humanos, especialmente em relação ao HIV, à população trans e às trabalhadoras do sexo.
  2. Conselho Municipal de Direitos das Pessoas Lésbicas, Bissexuais, Gays, Transexuais e Travestis da Prefeitura de Florianópolis.
  3. CMDLGBT (2015): conquista do movimento LGBT+ da cidade para implementação de políticas públicas.
  4. Praça XV: centro ao redor do qual se formaram territórios LGBT+ nas décadas de 1970 e 1980, também foi palco de diversos carnavais.
  5. Avenida Hercílio Luz (Antigo Roma Bar, décadas de 1970 a 2010 e bodegas mais recentes como La Kahlo).
  6. Escadaria do Rosário: primeira tentativa de uma Parada Gay em Floripa (1998, 6 pessoas), último local de realização de Ballroom na Maratona Cultural (2024).
  7. Ambulatório Trans (2015): conquista do movimento trans de Florianópolis no que se refere ao direito à saúde dessa população.
  8. Largo da Alfândega: local de encontro de várias mobilizações e manifestações relacionadas às pautas LGBT+ e feministas.

Mais informações no site do LEGH.

jul
2
qua
Atividades do Planetário e Observatório Astronômico da UFSC ao longo do dia
jul 2 dia inteiro

Projeção na cúpula do Planetário mostra uma faixa mais iluminada, que é uma porção de nossa galáxia, a Via Láctea. Constelações estão espalhadas pela cena, como a de Touro e de Órion, assim como o aglomerado das Plêiades visível à esquerda. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgam as atividades gratuitas previstas para esta quarta-feira, 2 de julho, no campus da UFSC na Trindade, em Florianópolis. 

Em caso de chuva ou céu nublado, estarão mantidas as atividades de sessão infantil, sessão de Planetário e as palestras. O limite de lotação das sessões é de 39 pessoas por sessão de Planetário, com vagas preenchidas por ordem de chegada.

Programação

Das 11h30 às 12h30: Observação solar aberta ao público.

Local: Feirinha da UFSC, em frente à Reitoria.

Das 18h30 às 21h30: Observatório Astronômico.

Às 18h30: Seminário A microgravidade na Estação Espacial Internacional na sala de aula do Planetário, apresentado por Maria Eduarda Ramos Pedro, Graduanda em Física (UFSC).
Resumo: Ao contrário do que podemos ler ou ver por aí, a Estação Espacial Internacional não está livre da ação da força da gravidade. Ao invés de força gravitacional nula (termo comumente utilizado para descrever a gravidade na EEI), os astronautas enfrentam, na verdade, a microgravidade. Neste seminário, será abordada a física por trás do conceito de microgravidade.
Duração: 45 minutos.

Às 18h30: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

Às 19h: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

Às 19h30: Sessão de Planetário O que veremos no céu hoje?.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40min.

O Observatório Astronômico da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, por meio da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento e, portanto, a observação com detalhes de planetas, da Lua, de aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e até do Sol. Para saber mais, veja o que podemos observar.

Mais informações pelo site observatorio.ufsc.br, pelo Instagram ou pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

jul
4
sex
Cine Paredão: ‘The Phoenician Scheme’
jul 4@19:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme The Phoenician Scheme, de Wes Anderson, na sexta-feira, 4 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.

Com roteiro de Wes Anderson e Roman Coppola, a comédia com toques de thriller tem 1h41min de duração e é indicada para maiores de 14 anos. O elenco inclui Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera, Riz Ahmed, Willem Dafoe, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bill Murray, entre outros.

Na trama, o excêntrico magnata Zsa-Zsa Korda sobrevive ao seu sexto acidente de avião e decide nomear sua filha, a freira Liesl, como herdeira de sua fortuna. Juntos, eles viajam pelo mundo em busca de parcerias para consolidar um ambicioso empreendimento global — o “Esquema de Infraestrutura Fenício Korda Terra e Mar”. No entanto, a proposta logo atrai a atenção de espiões, terroristas e assassinos.

Mais informações no Instagram do projeto.

jul
29
ter
XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
jul 29 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

jul
30
qua
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
jul 30 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.

A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
jul 30 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

jul
31
qui
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
jul 31 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.

A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
jul 31 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

ago
1
sex
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
ago 1 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

Para participar das atividades, preencha o formulário de inscrições.

A palestra de abertura ocorre no dia 30, às 10h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Com o tema Manufatura sustentável através da manufatura aditiva, a atividade será ministrada por Paulo Jorge Da Silva Bártolo, diretor-executivo do Singapore Centre for 3D Printing (SC3DP) e professor da School of Mechanical & Aerospace Engineering da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
ago 1 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

ago
2
sáb
XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ENABET)
ago 2 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 29 de julho e 2 de agosto, o XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Enabet), no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, o evento busca acolher reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho, ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, no sentido da ampliação das desigualdades sociais e piora generalizada das condições de vida da população trabalhadora, mas também das emergências das lutas e resistências no campo dos conflitos do trabalho.

Segundo os organizadores, o XIX Enabet contará com alguns dos principais pesquisadores do mundo do trabalho. Entre eles, a pesquisadora Fionna Tregenna, da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, que participa da abertura do evento. Tregenna é doutora em Economia e, entre outros temas, é especialista em desenvolvimento industrial de países periféricos.

O Encontro terá quatro modalidades de participação que recebem submissões até o dia 31 de março. Entre as modalidades, se destaca o edital para o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar que tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referentes ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento.

Além disso, pesquisadores interessados em participar dos debates dos seus campos de pesquisa podem submeter propostas de apresentação a um dos 16 Grupos Temáticos (GT) disponíveis.

O evento também contará com categorias de inscrições variadas, destinadas ao público geral e estudantes, enquanto ouvintes, até profissionais e pesquisadores com contribuições a serem apresentadas durante o evento. O primeiro lote de inscrições para participantes ouvintes acaba em 1º de julho, mas as inscrições estarão disponíveis até o dia do evento.

Interessados em apresentar seus trabalhos não precisam fazer o pagamento antes do prazo das submissões. Suas inscrições podem ser realizadas após o parecer das bancas com divulgação prevista para 6 de junho.

Para mais informações sobre as inscrições, editais, GTs e outros, acesse a página do XIX Enabet.

 

*Notícia atualizada em 27 de junho, para alteração no prazo do primeiro lote de inscrições

out
9
qui
23° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina
out 9 dia inteiro

Ocorre entre 9 e 11 de outubro, o 23º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, em conjunto com a 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica em parceria com o Conselho Federal e Regional de Farmácia, será presidido pelo professor Alexandre Sherlley Casimiro Onofre, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC).

As inscrições estão disponíveis no site do congresso e ficam abertas até o último dia do evento. Os valores para inscrição variam de acordo com o lote e a categoria (profissionais sócios e não sócios, e estudantes de graduação e pós-graduação).

Reunindo mais de 500 participantes, entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, médicos, estudantes e empresários, o congresso contará com conferências e discussões de casos com especialistas renomados, seminários práticos de lâminas, minicursos para aprimorar habilidades técnicas, apresentações de estudos de caso e temas livres, destacando as últimas inovações e descobertas, além de sessões interativas para troca de experiências entre congressistas e palestrantes. Durante o congresso, também será realizada a Prova de Título de Especialista em Citologia Clínica.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

out
10
sex
23° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina
out 10 dia inteiro

Ocorre entre 9 e 11 de outubro, o 23º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, em conjunto com a 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica em parceria com o Conselho Federal e Regional de Farmácia, será presidido pelo professor Alexandre Sherlley Casimiro Onofre, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC).

As inscrições estão disponíveis no site do congresso e ficam abertas até o último dia do evento. Os valores para inscrição variam de acordo com o lote e a categoria (profissionais sócios e não sócios, e estudantes de graduação e pós-graduação).

Reunindo mais de 500 participantes, entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, médicos, estudantes e empresários, o congresso contará com conferências e discussões de casos com especialistas renomados, seminários práticos de lâminas, minicursos para aprimorar habilidades técnicas, apresentações de estudos de caso e temas livres, destacando as últimas inovações e descobertas, além de sessões interativas para troca de experiências entre congressistas e palestrantes. Durante o congresso, também será realizada a Prova de Título de Especialista em Citologia Clínica.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

out
11
sáb
23° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica e 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina
out 11 dia inteiro

Ocorre entre 9 e 11 de outubro, o 23º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, em conjunto com a 1ª Jornada de Diagnóstico Laboratorial de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica em parceria com o Conselho Federal e Regional de Farmácia, será presidido pelo professor Alexandre Sherlley Casimiro Onofre, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC).

As inscrições estão disponíveis no site do congresso e ficam abertas até o último dia do evento. Os valores para inscrição variam de acordo com o lote e a categoria (profissionais sócios e não sócios, e estudantes de graduação e pós-graduação).

Reunindo mais de 500 participantes, entre farmacêuticos, biomédicos, biólogos, médicos, estudantes e empresários, o congresso contará com conferências e discussões de casos com especialistas renomados, seminários práticos de lâminas, minicursos para aprimorar habilidades técnicas, apresentações de estudos de caso e temas livres, destacando as últimas inovações e descobertas, além de sessões interativas para troca de experiências entre congressistas e palestrantes. Durante o congresso, também será realizada a Prova de Título de Especialista em Citologia Clínica.

Para mais informações, acesse o site do congresso.

out
29
qua
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental
out 29 dia inteiro

Foto: Divulgação/SeCArtE/UFSC

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

I Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental e XV Encontro Catarinense de Saúde Mental
out 29 – out 31 dia inteiro

O I Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental e XV Encontro Catarinense de Saúde Mental ocorrerá de 29 a 31 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus de Florianópolis, com atividades pré-congresso em 27 e 28 de outubro.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva.

As inscrições para participação estão abertas e em valores promocionais até 31 de março.  As submissões de trabalhos nas modalidades Trabalho científico, Atividades artístico-culturais, Minicursos e Oficinas estarão abertas até 31 de maio e devem ser feitas por meio eletrônico.

Mais informações no site do congresso ou na página do Instagram.

out
30
qui
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental
out 30 dia inteiro

Foto: Divulgação/SeCArtE/UFSC

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

out
31
sex
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental
out 31 dia inteiro

Foto: Divulgação/SeCArtE/UFSC

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.